Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

SANGUE QUE SALVA

A coleta será realizada, excepcionalmente neste mês, no dia 9 de março

Publicado em: 27 de fevereiro de 2019 às 05:27

Neste mês, a Unidade de Coleta de Sangue abrirá suas portas no segundo sábado, e não no primeiro, como ocorre todos os meses. Portanto, o serviço de coleta será realizado, excepcionalmente, no dia 9 de março. O motivo da mudança de data é o Carnaval, já que durante esse período há diminuição no número de voluntários.

No entanto, é também neste período que há um crescimento na quantidade de transfusões realizadas nos hospitais, por conta de fatores como o crescimento de registros de acidentes nas cidades e rodovias, por exemplo. A data é considerada crítica pela Unidade de Coleta e hemocentros de todo País, o que estimula a promoção de campanhas de sensibilização.

“Oba! Sou doador de sangue. Salvo vidas”

Para contribuir com o aumento no número de doadores neste período, a Unidade de Coleta de Sangue da Prefeitura de Votuporanga, em uma parceria com a organização do Oba Festival, promove a campanha “Oba! Sou doador de sangue. Salvo vidas”. A ação sorteará um abadá de pista entre todos os voluntários que doarem sangue e preencherem os cupons até o final deste mês. O sorteio do ganhador será no dia 28 de fevereiro, último dia válido de doação pela campanha.

Como doar

Para doar sangue na Unidade de Votuporanga, os interessados podem comparecer no local nos horários de coleta que são todas às terças, das 15h às 18h, ou quintas, das 8h às 11h, e todo primeiro sábado do mês, das 8h às 11h, este sim com agendamento. Para mais esclarecimentos contatos (17) 3426-7530, Ramal 210 ou (17) 98116-7145.

A Unidade funciona em prédio anexo ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte.

Para doar é necessário apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.

Pessoas entre 18 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Mulheres podem fazer até três doações ao ano e os homens quatro. Caso esteja tomando algum tipo de medicação, é importante levar o nome do remédio e apresentá-lo na unidade de coleta.

Não pode doar

Não é recomendada a doação nos seguintes casos: o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; portadores de hanseníase, malária, doença de chagas, HIV, diabetes ou câncer; quem tenha feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses; quem fez ou faz uso de drogas ilícitas ou mantém relações sexuais de risco; está com febre, gripe ou infecção; ingeriu álcool até três dias antes da doação, entre outros impedimentos.

Recomendações para a doação

Antes de doar é importante: dormir bem por pelo menos 6 horas; evitar jejum e fazer refeições leves e não gordurosas; evitar uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores; e não fumar uma hora antes.

Publicidade