Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

VOTUPORANGA TEM MAIS DE 36 MIL NOVOS PONTOS VERDES

Os dados podem ser conferidos no Placar da Árvore, no site da SAEV

Publicado em: 19 de março de 2019 às 19:24

VOTUPORANGA TEM MAIS DE 36 MIL NOVOS PONTOS VERDES
Desde o início de 2017, Votuporanga passou a contar com mais 36.409 árvores plantadas pela Saev Ambiental. Os dados podem ser conferidos no Placar da Árvore, disponível para consulta no site da Autarquia, pelo link: saev.com.br/placardaarvore. Só o projeto “Disque Árvore” realizou o plantio de 1.451 mudas do total apresentado.

Ainda sobre este total, 1.230 árvores foram plantadas em calçadas da cidade, por exigência da Legislação Municipal, que habilita construções para moradia quando há o plantio de, no mínimo, uma árvore na calçada do imóvel e, em construções de esquina, de três espécies arbóreas.

Do total divulgado, 3.022 mudas também foram plantadas em calçadas de novos loteamentos e 13.645 em áreas verdes, locais dedicados especificamente ao reflorestamento.

Imóveis públicos também receberam novos plantios, 871 árvores foram incorporadas aos espaços.

Durante o período, houve também a retirada de 1.296 árvores por necessidades diversas, como em casos de doenças, perigo de queda, entre outros que podem oferecer riscos à população. Para compensação das retiradas, um total de 1.226 foram plantadas, destas, 830 foram doadas por munícipes, que pedem a remoção de uma árvore saudável, pois além de plantar outra no lugar, contribui com uma ou mais plantas que serão plantadas para outros moradores.

Por fim, é apresentado o número de árvores plantadas para reflorestamento, um total de 14.964 mudas, incluindo locais, como o Horto Florestal, Córrego Boa Vista e Loteamento Monte Verde.

A divulgação dos dados é realizada por meio do Placar da Árvore. Semanalmente, às segundas-feiras, os dados são atualizados.

Disque Árvore

Lançado no dia 3 de fevereiro de 2017, o serviço gratuito oferece o plantio de árvores nas calçadas da cidade. Os atendimentos são realizados pelos telefones: 0800 770 1950 ou 3405-9195. O morador interessado pode se dirigir também pessoalmente à Rua Pernambuco, nº 4313, das 8h às 16h.

Ao solicitar o plantio de uma muda, uma OS (Ordem de Serviço) é gerada, contendo informações pessoais do interessado. Após isto, é realizada uma análise por um engenheiro agrônomo sobre a fiação elétrica do local para a escolha da espécie adequada. O morador escolhe entre as opções oferecidas e o plantio é agendado. Uma equipe da Saev Ambiental leva a muda até o imóvel, abre o quadro na calçada e faz o plantio.

As plantas são armazenadas no Horto Florestal, mantidas pela autarquia para arborização urbana (plantio em calçada).

O projeto Disque Árvore visa melhorar a arborização de Votuporanga para beneficiar os munícipes com uma melhor qualidade de vida, além de incentivar as pessoas a terem espécies de árvores adequadas para a área urbana.

Publicidade