Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

CORRA PRA VACINA

A Campanha de Vacinação contra a Influenza está sendo realizada até o dia 31

Publicado em: 16 de maio de 2019 às 06:47

A Campanha de Vacinação contra a Influenza está sendo realizada até o dia 31 deste mês pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Saúde. Aproximadamente, 23 mil pessoas estão incluídas na população-alvo desta ação em Votuporanga, com meta de vacinação de 90%, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Até o momento, mais de 21.649 pessoas foram vacinadas, o que representa 50.39% do público-alvo. Fazem parte dos grupos prioritários, crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas; pessoas com 60 anos ou mais; portadores de doenças crônicas; trabalhadores da área da saúde (pública e privada); professores (rede pública e privada); população privada de liberdade e profissionais do sistema prisional.

Neste ano, a vacina disponibilizada pelo Governo Federal protegerá os grupos prioritários contra os três subtipos do vírus da gripe Influenza A: H1N1, H3N2 e influenza B. A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe.

Em 2019, até o momento, nenhum caso de H1N1 foi registrado em Votuporanga. No ano passado foram contabilizados cinco casos.

As Unidades de Saúde do município permanecem abertas para vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Vale salientar que além da vacinação contra a Gripe, também será realizada a atualização da caderneta de vacinação.




Dia D

No último dia 04 de maio, foi promovido o “Dia D” de intensificação da Campanha de Vacinação contra a Influenza. Todas as Unidades de Saúde ficaram abertas das 8h às 17h.




Sintomas

Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os da gripe comum, mas podem ser mais graves e costumam incluir algumas complicações, como dificuldade ao respirar, febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, espirros, dor na garganta, fraqueza, coriza e congestão nasal.




Contágio e Prevenção

O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após o contato com superfícies contaminadas por secreções.




Medidas de prevenção à doença devem ser adotadas:

* Tomar os cuidados gerais de higiene pessoal;

* Lavar frequentemente as mãos com água e sabão;

* Fazer uso do álcool gel;

* Utilizar lenços descartáveis para cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;

* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em superfícies ou objetos de uso coletivo, como maçanetas, telefones, entre outros;

* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal.

Publicidade