Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

GRIPE SUÍNA VOLTA A RONDAR A REGIÃO COM 1 SUSPEITA

Paciente de Itapura está internado em Ilha Solteira

Publicado em: 08 de maio de 2019 às 13:50

GRIPE SUÍNA VOLTA A RONDAR A REGIÃO COM 1 SUSPEITA
Um paciente de Itapura, que não teve a idade e identidade divulgados, está internado no Hospital Regional de Ilha Solteira, com suspeita de ter contraído a gripe suína, transmitido pela H1N1. A Vigilância Sanitária, que confirmou a informação, espera o resultado do exame.



Na região, algumas cidades vem registrados casos da doença. Em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, por exemplo, três já foram confirmados. Apesar disso, a Vigilância Sanitária informou que nenhum protocolo extra contra a doença foi adotado. A vacina contra a gripe, que também protege contra a gripe suína, e vem sendo aplicada em diversos grupos prioritários, ainda é a melhor prevenção.

Identificar os pacientes que estão com o vírus não é fácil, pois os sintomas são os mesmos da gripe comum. Mas o detalhe é a temperatura. Pacientes que estão com a gripe H1N1 apresentam febre de 38º, 39º, junto com dores musculares, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.


Vacinação – Até o dia 31 de maio, continuam sendo vacinados idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da área de saúde e crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos, gestantes, mulheres que tiveram filho recentemente (até 42 dias após o parto), doentes crônicos e professores.

A vacinação acontece na UBS 3 e nas unidades do Programa de Saúde da Família do Passeio Palmares, do Bela Vista, do Jardim Aeroporto e da zona sul.

Além de proteger contra a gripe comum, a vacina também protege contra a gripe suína (H1N1). A contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.

Em Ilha Solteira, a meta é vacinar mais de 6 mil pessoas. Idosos são maioria, 3630, seguido por crianças, 1209.




(Ilhadenoticia)

Publicidade