A Prefeitura de Votuporanga, por meio do Setor de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, intensificará a vacinação contra a Febre Amarela a partir da próxima segunda-feira (24/06) até do dia 24 de julho no Município. A medida foi tomada pela Divisão de Imunização do Estado de São Paulo após redução da cobertura vacinal contra a doença. Em Votuporanga, a cobertura atingiu 77,9% da população.
Nesta intensificação, serão vacinados todos os munícipes que não têm registro da vacina contra a Febre Amarela. Com dose única, a vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela.
As Unidades de Saúde do município permanecem abertas para vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e também no Horário do Trabalhador.
Dia D contra a Febre Amarela O Dia D de vacinação será no dia 29 de junho (sábado), das 8h às 16h. A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A febre amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.
Os sintomas iniciais da febre amarela incluem: - início súbito de febre;
- calafrios;
- dor de cabeça intensa;
- dores nas costas;
- dores no corpo em geral;
- náuseas e vômitos;
- fadiga e fraqueza.
Após identificar alguns dos sintomas, procure um médico na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e informe sobre qualquer viagem para áreas de risco nos 15 dias anteriores ao início dos sintomas. Somente um médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a febre amarela.