Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

SEM SARAMPO

Votuporanga intensifica vacinação contra doença

Publicado em: 24 de julho de 2019 às 18:24

Apesar de nenhum caso de sarampo registrado no Município, a Prefeitura de Votuporanga, por meio do Setor de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, está intensificando a vacinação por se tratar de uma doença potencialmente fatal e em razão dos casos que vem sendo registrados na região, em todo o mundo e no Brasil.

De acordo com a pasta, em Votuporanga não foram registrados casos positivos de sarampo neste ano. Vale ressaltar que todas as Unidades de Saúde do Município estão realizando busca ativa de crianças de 12 a 15 meses que não receberam a vacina.

Pessoas com idades entre um ano e 29 anos devem ser vacinadas por duas doses; para a faixa etária de 30 a 58 anos, a dose da vacina é única; e os profissionais de saúde também devem receber duas doses, em qualquer faixa de idade. Vale ressaltar que os casos de sarampo confirmados em outras cidades se concentram mais na faixa etária de 10 a 29 anos.

A vacinação pode ser realizada por meio da tríplice viral, que protege ainda contra a caxumba e a rubéola. O sarampo é uma doença grave, altamente transmissível, podendo gerar sérias complicações que podem ser fatais, como a pneumonia e a encefalite.

“É importante que nossa população esteja vacinada para que a doença não afete a nossa cidade. O munícipe que ainda não recebeu o esquema da vacina, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para tomar a vacina ou para tirar dúvida sobre a imunização. O profissional da unidade tem condições de avaliar caso a caso a necessidade da vacinação e o número de doses”, afirmou a enfermeira responsável pelo Setor de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Danieli Fortilli.

As unidades de saúde de Votuporanga estão abertas para a vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, exceto feriados. Algumas unidades ainda contam com atendimento alternativo no Horário do Trabalhador, duas vezes na semana, até as 19 horas. Mais informações no Setor de Imunização da Secretaria da Saúde, pelo (17) 3405-9787.




Sintomas do Sarampo

Os principais sintomas do sarampo são: febre com erupções na pele, acompanhadas por tosse, coriza e/ou conjuntivite. Ao apresentar esses sintomas, o paciente deve evitar o contato com outras pessoas e procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou a Unidade de Saúde a que pertence.




Medidas de Prevenção

• Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

• Lavar as mãos com frequência com água e sabão ou utilizar álcool em gel;

• Não compartilhar copos, talheres e alimentos;

• Procurar não levar as mãos à boca ou aos olhos;

• Sempre que possível, evitar aglomerações ou locais pouco arejados;

• Manter os ambientes frequentados sempre limpos e ventilados;

• Evitar contato próximo com pessoas doentes;

• Tomar a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.

Publicidade