GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

EQUIPE DA SAÚDE COMBATE ESCORPIÕES

O trabalho é realizado de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 20h30, em locais de risco

Publicado em: 22 de outubro de 2019 às 18:57

EQUIPE DA SAÚDE COMBATE ESCORPIÕES
Em busca de combater a proliferação de animais peçonhentos no Município, em especial de escorpiões, a Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Votuporanga tem realizado um projeto por meio do Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez).

Uma equipe, composta por seis agentes de saúde, realiza busca ativa noturna dos animais em áreas residenciais próximas às matas que circulam a cidade e próximo de locais que foram registradas notificações, ouvidorias e acidentes. O trabalho é realizado de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 20h30. Para a realização do serviço são utilizadas lanterna de luz negra, pinça e caixa receptora.

Segundo dados da pasta, desde o início do projeto, em 12 de agosto, até o dia 15 de outubro, foram visitados cerca de 550 imóveis. Neste período, foram capturados 1.047 escorpiões, sendo 1.035 da espécie amarela (Tityus serrulatus) e 12 pretos (Tityus bahiensis). Ainda foram atendidas 23 notificações registradas na Ouvidoria Geral do Município e 120 notificações por acidentes com escorpiões.

Além do projeto, periodicamente, o Setor de Controle de Endemias e Zoonoses da Secretaria da Saúde realiza ações de prevenção por meio dos agentes comunitários de saúde e de endemias, orientando sobre o manejo ambiental, dentre eles, não acumular matéria orgânica (folhas, frutos e fezes de animais) e entulhos (telhas, tijolos, madeiras e restos de construção) nos quintais e terrenos; rebocar os muros; tapar os ralos principalmente durante a noite; e verificar roupas, sapatos, móveis e utensílios de cama, mesa e banho antes de utilizá-los.

Também são realizadas orientações nas escolas e diversas instituições; preparo dos serviços de saúde para atendimento em casos de acidentes com escorpiões; e o encaminhamento dos pacientes para o hospital de referência visando efetividade do tratamento.

Caso um munícipe encontre algum escorpião na residência ou local de trabalho, é necessário fazer contato telefônico também com o Secez por meio do 0800 770 9786. A notificação é importante, mesmo que não ocorra acidentes, já que, quando notificado, o órgão tem condições de atender a cada um desses casos, por meio de orientações e visitas, se necessário.

Em situações de picada, a pessoa deverá lavar o local com água e sabão, sem torniquete, dirigindo-se imediatamente à UPA – 24h (Unidade de Pronto Atendimento) ou ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na Zona Norte.

Publicidade