Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

GASTRONOMIA DA UNIFEV

Na Santa Casa de Votuporanga

Publicado em: 01 de outubro de 2019 às 18:00

GASTRONOMIA DA UNIFEV
Na cozinha do Serviço de Nutrição e Dietética da Santa Casa de Votuporanga, uma infinidade de cores e sabores. São temperos naturais que transformam e deixam as 1.700 refeições diárias deliciosas para pacientes e acompanhantes.

Para dar uma pitada a mais nesta mistura, um aluno do curso de Gastronomia da Unifev esteve na Santa Casa para um curso. O tema foi ervas aromáticas, que realçam o sabor dos pratos.

Estes ingredientes que se apresentam na forma de ervas (frescas ou secas) e especiarias, ao serem adicionados às receitas fazem toda a diferença no aroma e sabor das refeições. Assim como o sal e a pimenta formam a base dos temperos, as ervas e especiarias trazem personalidade ao prato, transformando receitas e sabores.

Durante a oficina, uma verdadeira aula de chef. Nos ingredientes, alho-poró, manjericão, tomilho, alecrim, cebola, cravo, louro, cenoura, salsão, salsinha e sálvia. “Foi muito produtivo. Nossas colaboradoras puderam administrar especiarias que conferem uma identidade única a uma receita e beneficiam a saúde”, contou o nutricionista do Hospital, João Carlos Bragato.

João explicou que as ervas dão sabores ricos e complexos, trazem cores aos pratos e ainda podem substituir o sal, deixando a comida mais saudável. “O elevado consumo de sal já é alertado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois ele traz alguns malefícios como inchaço, aumento da pressão arterial e até câncer quando utilizado em excesso”, complementou.

Ele enfatizou que as ervas são poderosos anti-inflamatórios, antioxidantes, calmantes, estimulantes, antibióticos e cicatrizantes. “A mistura mais popular no Brasil é a de ervas finas, como salsa, cebolinha, orégano e alecrim, utilizada em diversas preparações como molhos, frangos, carnes e peixes. Juntar orégano, tomilho e manjericão também é uma boa opção para peixes, aves, legumes e saladas”, finalizou.

Publicidade