GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

ODONTO MÓVEL ATENDE A MAIS DE 1,3 MIL CRIANÇAS

Programa de saúde bucal de Votuporanga leva atendimento itinerante e pra escolas

Publicado em: 22 de outubro de 2019 às 19:05

ODONTO MÓVEL ATENDE A MAIS DE 1,3 MIL CRIANÇAS
Neste ano de 2019, até o mês de setembro, o Odonto Móvel atendeu mais de 1.350 crianças garantindo saúde bucal gratuita e de qualidade a população. Implantado pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Saúde, em maio de 2017, a unidade itinerante leva atendimento odontológico gratuito aos munícipes e conta com quatro profissionais e uma auxiliar, que trabalham diariamente, nos horários de funcionamento das escolas.

Atualmente, o Odonto Móvel atua na Escola Estadual “Profº Juraci Lima Lupo”, que conta com 521 alunos. A unidade já percorreu diversos pontos da cidade e escolas municipais. Uma equipe qualificada realiza triagens e, de acordo com as prioridades, a unidade móvel é encaminhada até o local e permanece até a conclusão dos tratamentos.



Público-alvo

O público-alvo do Odontomóvel são as crianças, entretanto, nas férias escolares quem recebe o atendimento são as instituições sociais, entidades, projetos municipais como Soldado Mirim, Dafic e, quando necessário e de acordo com agendamento, também são feitos atendimentos com algumas associações de bairros.

De acordo com o coordenador do Programa de Saúde Bucal do município, Edson Gilmar Capel, a ideia pioneira de levar o profissional, o serviço e a estrutura para dentro da escola tem a principal finalidade de reduzir os índices de problemas bucais nesses estudantes. “Quando o atendimento é voltado às crianças, o profissional dentista demanda de mais cautela e tempo. Consciente dos medos e da ansiedade desse pequeno paciente, sabe que precisa descontruir alguns mitos e em alguns casos essas situações podem demorar uma ou duas consultas. É um processo. Para se ter uma ideia, enquanto diariamente atendemos oito adultos, o número de crianças cai para seis”.



Importância da unidade móvel

Antes da implantação do Odonto Móvel, 80% das crianças que necessitavam de tratamentos odontológicos encaminhadas, não compareciam às Unidades de tratamento.

O Prefeito João Dado, idealizador do projeto, conta que o programa busca reduzir o absenteísmo em relação aos agendamentos de crianças nas unidades de saúde, e encaminhadas pelas escolas, devido à dificuldade de serem acompanhadas para atendimento em horário comercial. “É dentista de graça na porta da escola. Já atendemos também a comunidade da Vila Carvalho e o projeto Soldado Mirim. Dessa forma, vamos garantindo a saúde bucal de nossas crianças e adultos que mais precisam”, destaca.

Estrutura

O Odonto Móvel é um micro-ônibus com estrutura adequada para realizar atendimentos odontológicos. O espaço é equipado com dois consultórios completos e climatizados, aparelhos e equipamentos de última geração, capaz de realizar qualquer procedimento, inclusive de algumas cirurgias.

Publicidade