Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

TUDO ROSA NOS POSTOS DE SAÚDE

"Outubro Rosa” contra o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce

Publicado em: 04 de outubro de 2019 às 18:03

TUDO ROSA NOS POSTOS DE SAÚDE
As Unidades de Saúde de Votuporanga atuarão com programação especial neste mês, em virtude do “Outubro Rosa”, campanha promovida a nível mundial, que visa conscientizar o público feminino sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. No decorrer deste mês, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, as mulheres deverão procurar a sua unidade de saúde para avaliação.

Esforços serão intensificados para detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero. Os profissionais das unidades da Secretaria Municipal da Saúde estão preparados para orientar as pacientes sobre a prevenção do câncer de mama, que consiste na realização do exame clínico das mamas, solicitação de mamografia (se necessário) e exame de Papanicolau, sem agendamento prévio.

A Secretaria intensificará o atendimento às mulheres no dia 19 de outubro (sábado), com o Dia D do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. Neste dia todas as unidades estarão mobilizadas para atender ao público das 8h às 17h.

Neste ano, a cobertura ainda é baixa. É necessário o apoio das mulheres à esta causa, pois o diagnóstico precoce é o meio mais eficaz para o tratamento.



Outubro Rosa

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Em 2019, a campanha do INCA (Instituto Nacional de Câncer) no Outubro Rosa tem como tema "Câncer de mama: juntos, sem medo". O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desconstruir o medo da doença.

Mais informações sobre a programação do Outubro Rosa em Votuporanga podem ser obtidas na unidade de saúde mais próxima.

Publicidade