Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Hospital monitora caso suspeito de coronavírus

Hospital de Base de Rio Preto atendeu paciente que esteve na Itália

Publicado em: 26 de fevereiro de 2020 às 14:02

Hospital monitora caso suspeito de coronavírus
Atualizado às 12h47

O Hospital de Base de Rio Preto atendeu na madrugada de ontem, 25, um paciente que chegou da Itália com sintomas de resfriado. A pessoa teria viajado ao país europeu e não estaria com todos os sintomas de coronavírus, porém a ocorrência está sendo monitorada por questões epidemiológicas, já que o paciente passou por uma região com transmissão do vírus. "O que a Secretaria de Saúde vai fazer é o monitoramento desse paciente. O caso não está classificado como suspeita por não preencher critérios, mas vamos monitorar", afirmou Aldenis Borim, secretário de Saúde.

Segundo nota emitida pela assessoria do Hospital de Base, a Secretaria de Estado da Saúde também foi avisada, conforme protocolo do Ministério da Saúde. O paciente está sendo monitorado em casa.

De acordo com Maurício Lacerda Nogueira, do Laboratório de Virologia da Famerp, não é necessário que as pessoas usem máscaras. "A máscara deve ser usada nos hospitais sempre que um paciente chegar com suspeita de infecção respiratória aguda grave, seja corona, seja Influenza. Isso é protocolo", explica. "Comprar máscara para andar na rua é fantasia de Carnaval no momento."

O Brasil confirmou nesta terça-feira, 25, o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) no País e na América Latina. Trata-se de uma pessoa que provavelmente foi infectada durante uma viagem para a Itália. O Ministério da Saúde divulgou a informação inicial de um teste positivo e disse que um novo exame já havia sido feito e seria divulgado nesta quarta-feira. Fontes ouvidas pelo jornal O Estado de S. Paulo, porém, adiantaram o diagnóstico positivo. O paciente, de 61 anos, será mantido em isolamento domiciliar.

O que é o coronavírus?Os coronavírus são uma família de vírus identificada em meados de 1960 que causam infecções respiratórias em seres humanos e animais. Os humanos normalmente causam doença leve ou moderada, semelhantes a um resfriado comum, no trato respiratório superior (nariz, faringe e laringe).

Alguns tipos de coronavírus podem provocar doenças severas, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave, identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio, identificada em 2012. Podem causar infecções no trato respiratório inferior - traqueia, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares -, que tendem a ser mais graves e podem evoluir para pneumonia.

Como o coronavírus é transmitido?As investigações sobre as transmissões estão acontecendo, porém ela ocorre de pessoa para pessoa, embora não esteja determinada com que facilidade isso ocorre. Ela acontece pelo ar ou por contato com secreções contaminadas, de forma semelhante à gripe e ao sarampo: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo (toque ou aperto de mão, por exemplo), contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Depois da infecção, o vírus pode ficar incubado (sem manifestar sintomas) por até duas semanas.

Conforme o Ministério da Saúde, os coronavírus são menos contagiosos que a gripe, assim, o risco de circulação mundial é menor.

Como é feito o diagnóstico?A detecção é realizada com a coleta de materiais respiratórios por meio de aspiração de vias aéreas ou indução de escarro.

Como se prevenir do coronavírus?- Evitar contato próximo com pessoas com infecção respiratória aguda;

- Evitar contato com quem esteja apresentando sinais ou sintomas da doença;

- Não entrar em contato com animais selvagens e doentes e fazendas ou criações;

- Lavar frequentemente as mãos, principalmente após contato direto com pessoas doentes e com o meio ambiente;

- Usar lenço descartável para higiene nasal;

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

- Manter os ambientes bem ventilados.

Quais os sintomas do coronavírus?Os sinais são parecidos com os de um resfriado comum: febre, tosse, espirro, coriza e dificuldade para respirar.

** É importante procurar ajuda médica ao apresentar os sintomas da doença para internação, caso necessário.

Como é o tratamento?Não existe tratamento específico para o coronavírus humano. São indicados repouso e consumo elevado de água. Podem ser indicados, dependendo do caso, medicamentos que combatem dor e febre; umidificador no quarto e banho quente para aliviar dor de garganta e tosse.




(Millena Grigoleti – Diário da Região

Fontes: Agência Estado e Ministério da Saúde)







Publicidade