Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Assistência Social esclarece dúvidas de filantrópicas

Secretário Thiago Francisco destaca ações para garantir atendimento na pandemia

Publicado em: 25 de abril de 2020 às 10:06

Assistência Social esclarece dúvidas de filantrópicas

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Votuporanga reuniu as entidades de assistência social na semana na sede da Secretaria seguindo todas as medidas de segurança para evitar aglomeração. Os servidores e os convidados prezaram pelo distanciamento social, além de terem feito uso de máscara. A Secretaria também fez a distribuição gratuita de álcool em gel.

O secretário de Assistência Social, Thiago Augusto Francisco, explicou que a reunião teve como objetivo principal o alinhamento da oferta dos serviços socioassistenciais por meio das entidades parceiras nesse momento de pandemia do Coronavírus (Covid-19).

"As ações de enfrentamento à pandemia suspenderam os atendimentos coletivos nas entidades de Votuporanga. Serviços ofertados que reuniam grande público precisaram ser suspensos para dar segurança contra a disseminação do vírus. E com isso surgiram muitas dúvidas em como viabilizar no serviço os atendimentos necessários, já que as entidades recebem recursos públicos através da Secretaria de Assistência Social", disse.

O chefe de departamento do SUAS (Sistema Único de Assistências Social), Adriano Borges, iniciou a reunião orientando que as entidades devem estar alinhadas e informando as famílias atendidas em cada unidade sobre as recomendações de saúde e o Decreto Municipal nº 12.200, que estabeleceu novas medidas de proteção da saúde pública em decorrência da pandemia.

Adriano também explicou que existe a preocupação social com as famílias atendidas pelas entidades. "Distanciamento social não é isolamento social. O atendimento deve continuar, porém, adotando medidas de segurança para proteger a equipe de colaboradores e o próprio atendido. Não se pode perder o objetivo do serviço descrito no plano de trabalho".

Uma alternativa para que haja maior vínculo com o público atendido é o uso das redes sociais das organizações, mensagens por aplicativos de celulares, e-mails, ligações, atendimentos individuais e particularizados e visitas domiciliares. "Isso demonstra que a entidade está fazendo sua parte, mesmo que não de forma presencial coletiva".

Adriano também informou que está sendo elaborado um plano de contingências do SUAS no combate à Covid-19, reunindo trabalhadores, usuários, entidades e gestores das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação.

A reunião contou com a presença do procurador geral do município, Douglas Lisboa. Ele opinou que o momento atual é único na história, mas que o trabalho das entidades deve ser positivo. A nível de relatório, orientou que as organizações civis preconizem justificar todas as ações realizadas, resguardando assim cada iniciativa. Para esclarecer dúvidas sobre prestação de contas, esteve presente também a servidora municipal da Secretaria da Fazenda, Ronise Bueno Cagliari.

Entidades apoiam iniciativa


As entidades presentes aproveitaram o momento para esclarecerem dúvidas e debater ideias.

A presidente da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Márcia Gianoti, gostou da reunião. "O conteúdo foi muito importante para que possamos tomar decisões corretas", falou.

A assistente social da Associação Beneficente Caminho de Damasco, Ana Paula Câmara, também participou do encontro. "Foram orientações necessárias, pois a fala da gestão é muito importante para dar direcionamento às entidades".

Publicidade