Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Santa Casa reforça restrição de visitas

Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral, as visitas estão temporariamente suspensas

Publicado em: 28 de setembro de 2020 às 19:21

Santa Casa reforça restrição de visitas
Já se passaram meses desde o início da pandemia do Coronavírus (COVID-19, mas os cuidados ainda são necessários principalmente em um ambiente hospitalar. Os pacientes internados possuem a saúde mais debilitada, por isso a Santa Casa de Votuporanga mantém medidas restritivas de circulaçãono Hospital.
As normas visam, especialmente, a segurança de pacientes, acompanhantes, visitantes e profissionais da saúde. Implantadas desde março, a Instituição permanece com as orientações por tempo indeterminado. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou como uma pandemia o novo Coronavírus. Sabemos que a aglomeração de pessoas ajuda na propagação da doença e, por isso adotamos essas ações”, explicou a supervisora de atendimento, Luciane Romero.

UTI Geral
Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral, as visitas estão temporariamente suspensas. Nossos profissionais entram em contato com os familiares para informar sobre cada caso.
O médico intensivista, Dr. Lucas Amaral Emídio, ressaltou o motivo da restrição. “Não existem níveis seguros para liberar familiares, pois há risco de contaminação de quem entra no Hospital. O nosso objetivo é preservar a saúde de todos”, destacou.
Para driblar a saudade, a Instituição usa a tecnologia a favor. A Santa Casa implantou visitas onlines para pacientes da Unidade de Terapia Intensiva Geral, UTIs e enfermarias destinadas para tratamento de COVID-19.
A chamada acontece por meio de tablets, onde a assistente social ou a psicóloga liga para o familiar. “Todo o processo é feito com muito carinho e empatia porque sabemos da importância de manter o vínculo afetivo do paciente, mesmo que por enquanto de forma virtual, o que pode contribuir de maneira positiva no restabelecimento da saúde deles. Ouvir ou ver quem tem uma pessoa especial do outro lado do visor do celular/tablet fortalece e auxilia o assistido a enfrentar sua condição de saúde que está fragilizada pelo adoecimento”, ressaltou a psicóloga Lucilene Andrade.
Ela ainda falou das experiências. “Em cada caso, notamos a diferença no tratamento após as videochamadas. Os familiares se sentem mais aliviados, de poder conversar e ver seus entes queridos e eles, ficam com mais forças para se recuperarem. É um trabalho de muita dedicação, em que explicamos para cada parente como acessar essa tecnologia, mas muito gratificante”.

UTI Neonatal
Os pais podem estar com os bebês das 15h30 até às 17h30 diariamente.
Alas
As visitas são permitidas apenas uma pessoa por vez, das 12h30 às 13h30, sem revezamento, para pacientes que não possuem acompanhantes. “É fundamental a pessoa não ter sintomas gripais e o uso de máscara é obrigatório”, destacou Luciane.
Pronto socorro e emergência
É permitido acompanhante na consulta. Já na Emergência, é possível estar com o paciente das 15h30 às 16h.
Legislação
Há casos em que a legislação garante acompanhamento familiar para pessoas acima dos 60 anos, menores de 18 anos ou com deficiência física e mental em qualquer tratamento de doença, incluindo COVID-19. “Vale ressaltar que, para estas exceções, não há visita. A troca de acompanhantes é feita às 7h e às 19h”, frisou Luciane.
Todos recebem suporte para que sua permanência na Santa Casa seja segura e tranquila. A Instituição disponibiliza todos os equipamentos de proteção individual necessários.

Publicidade