A Unidade de Coleta de Sangue da Prefeitura de Votuporanga convoca a população para doar sangue. O número de doações ainda se mantém baixo, e o estoque de sangue continua sofrendo queda por razão do isolamento que a pandemia vem causando.
O procedimento para doar sangue continua seguindo todas as normas de segurança. As medidas de higienização foram intensificadas, além da disponibilização do álcool em gel em vários pontos da Unidade e a utilização de máscaras faciais por parte dos funcionários e também dos doadores.
Doações
Os requisitos básicos para doação são, estar bem de saúde; ter idade entre 16 a 69 anos (os menores de idades devem estar acompanhados dos responsáveis); o homem deve pesar mais de 50kg e a mulher mais de 51kg; a primeira doação deve ser antes dos 60 anos; de manhã evitar jejum e se alimentar normalmente, a tarde aguardar 3 horas após o almoço; caso esteja fazendo uso de algum medicamento, levar sempre o nome do remédio; outros critérios serão avaliados na triagem clínica.
No ato da doação, o doador deve apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.
As doações são realizadas às terças-feiras, das 15h às 18h, e às quintas-feiras, das 8h às 11h. Ainda é possível doar todo primeiro sábado do mês, das 8h às 11h (mediante agendamento prévio). O interessado, portanto, deve comparecer diretamente no próprio local, anexo ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte. Mais informações pelo (17) 3423-2986 ou (17) 98116-7145.
Balanço
A Unidade de Coleta de Sangue de Votuporanga captou de janeiro a setembro de 2020, 1.503 bolsas de sangue e 102 cadastros de medula foram inseridos ao Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). Neste período, 1.823 pessoas estiveram no local interessadas em doar sangue.
Lembrando que o interessado pode ser voluntário para a doação de sangue, doação de medula ou ambos. A doação de sangue é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa independente de parentesco com o doador.