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Comunidade São Francisco de Assis se reinventa na pandemia

Entidade filantrópica mantém atendimento a população de Votuporanga há mais de 30 anos

Publicado em: 02 de janeiro de 2021 às 10:10

Comunidade São Francisco de Assis se reinventa na pandemia
Com as medidas de saúde de distanciamento social impostas para conter o avanço da pandemia da Covid-19, as entidades assistenciais também precisaram interromper temporariamente suas atividades. Isto porque o terceiro setor sempre reunia diariamente o público atendido para ofertar diversos serviços.
Serviços importantes prestados pelas organizações sem fins lucrativos tiveram que ser interrompidos, criando ainda mais pressão para o público que conta com essa demanda.
A Comunidade São Francisco de Assis se reinventou em 2020 para não deixar de cumprir seu papel mesmo em um ano de tanta incerteza devido ao coronavírus (COVID-19).
A entidade, que fica no bairro São João e possui mais de 30 anos de fundação, atende grande parte das famílias que moram na Zona Sul de Votuporanga. Foi necessário formular ações de apoio às famílias em vulnerabilidade social, além de pessoas em situação de rua, crianças e idosos. Atuou também em parceria com outras entidades do município, como Mão Amiga e Bom Samaritano.

O assistente social da São Francisco, Leandro Fiorentino, explicou que a entidade trabalhou neste ano com 40 inscritos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Isso foi possível através de recursos vindos do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), mantido pela Secretaria de Assistência Social.

As ações, que anteriormente eram presenciais na própria entidade, passaram a ser remotas, como criação de grupo por meio do Whatsapp e contato telefônico. “No grupo sempre mantínhamos contato geral, levando informações e tarefas a serem desenvolvidas durante a semana. Em outros casos, ligávamos ou visitávamos as pessoas, sempre seguindo o distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel”, disse.

O educador social Renê Carvalho disse que artesanatos caseiros foram as atividades mais pedidas pelo público, seguido de desafios. “Nosso público sempre participou efetivamente de tudo o que fazíamos presencialmente. Então, foi fácil encorajá-los a fazerem as atividades de suas casas, em segurança. Cada semana teve também um desafio e entrega de kit lanche”.

Diversas datas foram trabalhadas com os atendidos, como por exemplo, o Outubro Rosa e Novembro Azul. Em dezembro, mês que é lembrado pelo combate ao vírus HIV, a entidade realizou uma grande ação social em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, através de recursos do PAM (Plano de Ações e Metas).

"Foram entregues lanches e kits, contendo panfletos e preservativos, e itens de higiene, como pastas de dente, sabonete, álcool em gel e máscaras, para os assistidos da Comunidade Mão Amiga e Bom Samaritano, que acolhem pessoas em situação de rua”, acrescentou o psicólogo da entidade, Paulo Francisco.

Foram gravados ainda vídeos com profissionais da área da saúde de Votuporanga para falarem sobre o vírus HIV e a importância do uso de preservativos.

Todos os anos a entidade realiza com seus atendidos uma integração social em comemoração ao Natal. A data sempre foi muito aguardada pelas famílias, pois para muitas este é o único momento de receberem o panetone e terem uma grande confraternização.

“Mesmo em meio a pandemia, não deixamos de atender os que mais precisam de nós. Seguindo todos os protocolos da saúde, nossos atendidos do serviço de convivência puderam também celebrar o Natal. A entidade entregou galinhada (armazenada em marmitex), refrigerante e panetone”, explicou o educador social.

Para 2021, a entidade espera que as atividades presenciais possam ser realizadas para atender um número ainda maior de pessoas que precisam do terceiro setor. Vale ressaltar que a entidade presta assistência social para mais de 180 famílias em vulnerabilidade social.

“Estamos confiantes que em breve teremos nossa entidade cheia, com todas as famílias sendo atendidas de maneira humana”, finalizou o psicólogo Paulo Francisco.
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