Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Variante do coronavírus do Amazonas chega à região

Secretaria de Saúde de Araçatuba confirma paciente infectado com vírus modificado

Publicado em: 11 de março de 2021 às 19:53


A médica infectologista Heloysa Liberatori Gimael hoje (11) que um paciente de Araçatuba foi infectado pela variante P.1 do coronavírus. A informação foi divulgada durante live transmitida no Facebook oficial da prefeitura.

Identificada em Manaus (AM), a variante tem uma carga viral – quantidade de vírus no corpo – dez vezes maior do que adultos infectados por outras "versões" do vírus, segundo estudo feito por pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com Heloysa, o paciente infectado permanece internado em um hospital de São Paulo. O G1 questionou se o morador foi contaminado na capital paulista ou em Araçatuba, mas teve retorno até as 18h.

“Tivemos uma informação, por um colega médico, uma informação oficial, de que foi avaliada em um hospital privado de São Paulo a presença da cepa P1, a de Manaus, aqui em Araçatuba. É um paciente que mora aqui, mas está sendo atendido em São Paulo”, afirmou.

“Não sabemos ainda o que essa mutação nova representa em termos de transmissibilidade, em termos de evolução da doença. O que sabemos é que existe realmente a cepa circulante”, complementou Heloysa. A médica infectologista disse que as autoridades da área da saúde já suspeitavam de que uma nova variante da Covid-19 circulava no município.

“Nós percebemos o aumento no número de casos, mas o que chamou nossa atenção foi o aumento da letalidade. Ou seja, tivemos mais óbitos proporcionalmente ao número de pessoas diagnosticadas com a doença. O que também chamou atenção foi o fato de que estamos encaminhando mais jovens para a internação”, contou.

Heloysa informou que a cidade sofre com a consequência das aglomerações das festas de final de ano e com a circulação da variante. "A gente tem uma manutenção da letalidade mais alta e com número de casos cada vez maior. Nesse sentido, a gente consegue afirmar que a abertura de novos leitos não será suficiente. Precisamos barrar a transmissão", disse.

"A partir da saturação dessa estrutura, caberá as Secretarias Municipais de Saúde inserirem na Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde (Cross) do Estado de São Paulo os pacientes de Araçatuba e das cidades da região abrangida pelo Departamento Regional e Saúde, para localização de hospitais que tenham vagas", informou a assessoria do hospital ao G1.


(TVTEM/G1)

Publicidade