Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Ajude a salvar vidas com seu sangue

Confira os detalhes de como praticar esse gesto de amor ao próximo

Publicado em: 20 de abril de 2021 às 18:58

Ajude a salvar vidas com seu sangue
A Unidade de Coleta de Sangue da Prefeitura de Votuporanga convida a população a doar sangue nesta quinta-feira (22/4), das 8h às 11h. Em função do isolamento social causado pela pandemia, a Unidade vem registrando baixos índices de doações. Importante destacar que a doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas, como por exemplo, cirurgias de grande porte e transfusão para pacientes com doenças crônicas.
Para doar, é necessário comparecer diretamente na Unidade, portando documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional. A Unidade de Coleta de Sangue está anexa ao Hospital "Fortunata Germano Pozzobon", na rua Antônio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte. Mais informações pelo (17) 3423-2986 ou (17) 98116-7145.
A Unidade segue em funcionamento mesmo durante a pandemia e adotando todas as normas de segurança para a coleta. As medidas de higienização foram intensificadas, além da disponibilização do álcool em gel em vários pontos do local e a utilização de máscaras faciais por parte dos funcionários e também dos doadores.
Além das quintas-feiras, das 8h às 11h, os interessados também podem doar às terças-feiras, das 15h às 18h, e todo primeiro sábado do mês, exceto feriados, das 8h às 11h, mediante agendamento prévio.

Doações
Para ser doador de sangue é preciso estar bem de saúde; ter idade entre 16 a 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis), o homem deve pesar mais de 50kg e a mulher mais de 55kg. A primeira doação deve ser antes dos 60 anos.
Pela manhã, evitar jejum e se alimentar normalmente. Já no período da tarde, aguardar três horas após o almoço, caso esteja fazendo uso de algum medicamento, levar o nome do remédio. Pessoas com tatuagens também podem doar após um ano de realização do procedimento.
O período de doação varia para homens, que podem doar até quatro vezes ao ano e mulheres, três vezes e, em ambos os casos, com intervalo de três meses.
Antes de doar sangue é importante dormir bem por pelo menos seis horas, evitar jejum e o uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, fazer refeições leves e não fumar uma hora antes.
Dispensa
De acordo com a LEI Nº 1.075, de 27 de março de 1950, voluntários que doarem sangue têm direito a um dia de folga a cada 12 meses trabalhados, desde que a doação esteja devidamente comprovada, de acordo com os termos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Publicidade