Uma Rede Solidária formada por 130 psicólogos de todo país passou por treinamento no último fim de semana para prestar atendimento gratuito aos profissionais na linha de frente do Covid-19. Em Rio Preto esse trabalho será coordenado pelo Ciclo de Mutação que tem por objetivo dar assistência gratuita aos profissionais da Saúde e também aos membros da Segurança Pública em virtude deles estarem mais expostos às agruras provocadas pela pandemia.
Neste sentido a psicóloga Maria Aparecida (Tina) Junqueira Zampieri, do Ciclo de Mutação.e uma das coordenadoras do encontro entre os psicólogos, na qualidade de vice- presidente da Associação Brasileira e de EMDR, diz que a finalidade é alcançar o maior número de profissionais em vias de entrar em colapso devido ao sofrimento psicológico provocado pela longa duração da pandemia e suas consequências. Para isso, foi enviado aos hospitais da cidade uma correspondência aos responsáveis para fazer chegar aos interessados está possibilidade de buscar ajuda.
Tina lembra ainda que, o EMDR é um método de psicoterapia desenvolvido por Francine Shapiro, na década de 1990, que tem em sua base a ajuda humanitária, em situações de catástrofe. “Ela sempre dizia que tinha dois chamados principais, que era a humanidade e o outro a pesquisa, nós aqui do Ciclo de Mutação seguimos à risca a este chamado.
Há alguns anos, fazemos intervenções junto aos bombeiros quando em ocorrência com mortes, durante enchentes, incêndios e outros, quando eles são acionados, a exemplo do que ocorreu por ocasião do descarrilamento de trem, em Rio Preto e noutra situação, bem conhecida, também estivemos ali, foi quando da perda de várias vidas, no incêndio da Boate Kiss, no Sul, e durante o massacre na Escola de Suzano, enfim, estamos atuando em várias outras partes, do Brasil, sempre que necessário. Neste momento, estamos ampliando a Rede Solidária para que mais pessoas possam nos auxiliar, nesta que é para nós uma missão: ajudar a quem está ajudando a salvar vidas”, conclui a psicóloga Tina Zampieri.