Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Rede Solidária de psicólogos

Ciclo de Mutação estende atendimento através da Rede Solidária

Publicado em: 23 de abril de 2021 às 10:41

Rede Solidária de psicólogos
Uma Rede Solidária formada por 130 psicólogos de todo país passou por treinamento no último fim de semana para prestar atendimento gratuito aos profissionais na linha de frente do Covid-19. Em Rio Preto esse trabalho será coordenado pelo Ciclo de Mutação que tem por objetivo dar assistência gratuita aos profissionais da Saúde e também aos membros da Segurança Pública em virtude deles estarem mais expostos às agruras provocadas pela pandemia.

Neste sentido a psicóloga Maria Aparecida (Tina) Junqueira Zampieri, do Ciclo de Mutação.e uma das coordenadoras do encontro entre os psicólogos, na qualidade de vice- presidente da Associação Brasileira e de EMDR, diz que a finalidade é alcançar o maior número de profissionais em vias de entrar em colapso devido ao sofrimento psicológico provocado pela longa duração da pandemia e suas consequências. Para isso, foi enviado aos hospitais da cidade uma correspondência aos responsáveis para fazer chegar aos interessados está possibilidade de buscar ajuda.

Tina lembra ainda que, o EMDR é um método de psicoterapia desenvolvido por Francine Shapiro, na década de 1990, que tem em sua base a ajuda humanitária, em situações de catástrofe. “Ela sempre dizia que tinha dois chamados principais, que era a humanidade e o outro a pesquisa, nós aqui do Ciclo de Mutação seguimos à risca a este chamado.

Há alguns anos, fazemos intervenções junto aos bombeiros quando em ocorrência com mortes, durante enchentes, incêndios e outros, quando eles são acionados, a exemplo do que ocorreu por ocasião do descarrilamento de trem, em Rio Preto e noutra situação, bem conhecida, também estivemos ali, foi quando da perda de várias vidas, no incêndio da Boate Kiss, no Sul, e durante o massacre na Escola de Suzano, enfim, estamos atuando em várias outras partes, do Brasil, sempre que necessário. Neste momento, estamos ampliando a Rede Solidária para que mais pessoas possam nos auxiliar, nesta que é para nós uma missão: ajudar a quem está ajudando a salvar vidas”, conclui a psicóloga Tina Zampieri.
Publicidade