Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Votuporanga prepara fumacê contra mosquito da dengue

Prefeitura de Votuporanga e SUCEN preparam pulverização veicular contra aedes

Publicado em: 17 de junho de 2021 às 16:15

A Vigilância Ambiental, órgão da Secretaria da Saúde de Votuporanga, em parceria com a Sucen, com o intuito de combater o Aedes Aegypti, realizará uma ação de nebulização veicular com inseticida e que será realizado em duas etapas na região leste, abrangendo os bairros São Cosme, São Damião e São Lucas. A primeira, é a visita dos agentes de saúde entre os dias 17 e 19 deste mês e, a segunda parte entre os dias 21 e 23, será a pulverização no período das 18h30 às 22h.
Na visita, sem que entrem nas casas, os agentes orientarão os moradores e inspecionarão o peridomicílio, que é o quintal, para eliminar focos e criadouros, reduzindo assim a propagação de novos casos. Todos os agentes já foram vacinados contra a Covid-19 e farão uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Já na semana seguinte, durante a pulverização veicular, não será necessário que os moradores saiam de suas residências, apenas que deixem portas e janelas abertas para que a fumaça possa adentrar e conseguir eliminar as fêmeas do mosquito Aedes Aegypit, pois são elas que fazem o Repasto Sanguíneo, que é a sucção do sangue no ser humano e, assim, fazer com que ocorra o amadurecimento dos ovos. Importante é que a população proteja frutas e alimentos, comedouros e bebedouros de animais de estimação e gaiolas de pássaros.
Dados atuais da Vigilância Epidemiológica informam que até o momento, foram registrados 527 casos confirmados, 95 estão aguardando resultado e óbito de um homem de 36 anos, com comorbidade.
Dengue e Covid-19
A ação é importante também, considerando que a Dengue e a Covid-19 possuem alguns sintomas semelhantes, como febre, dor muscular, articular e de cabeça, ao redor dos olhos, enjoo, vômito e perda de apetite e paladar, o que pode atrapalhar o diagnóstico e prejudicar o tratamento adequado de cada doença. Além da Dengue, o mosquito Aedes Aegypti transmite também Zika, Chicungunya e Febre Amarela.

Prevenção
Como medidas preventivas, a Vigilância Ambiental orienta a população a manter os cuidados permanentemente em seus domicílios, como deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que possam acumular água; limpar calhas; tampar caixas d'agua e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão.

Atendimento
Ao surgimento dos primeiros sintomas, como febre, dor muscular, articular e de cabeça, ao redor dos olhos, enjoo, vômito e perda de apetite e paladar os munícipes devem procurar a unidade de saúde mais próxima ou unidades de pronto-atendimento imediatamente.

Denúncia
A população pode denunciar terrenos e imóveis com lixo, entulhos e outros, por meio da Ouvidoria Geral do Município pelo 0800 770 3175, além dos telefones (17) 3406-3175 e 3406-3181. Não é necessário se identificar, apenas informar endereço completo do local.
Publicidade