Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Fumacê nos bairros Monte Verde e Noroeste

Agentes de Votuporanga conferem as residências e nebulização contra mosquito na próxima semana

Publicado em: 09 de julho de 2021 às 10:53

Fumacê nos bairros Monte Verde e Noroeste

A Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde inicia na próxima semana o 'fumacê' contra mosquitos nos bairros Noroeste e Monte Verde a nebulização veicular no combate à proliferação do mosquito da Dengue.

Na segunda-feira (12/7), inicia a etapa de nebulização veicular noturna, das 18h30 às 22h, que segue também na terça e quarta (13 e 14/7). A ação conta também com parceria da Sucen.

Durante a pulverização, não há necessidade que os moradores fiquem para o lado de fora de suas casas, mas que deixem portas e janelas abertas para que a fumaça entre para poder eliminar as fêmeas do mosquito Aedes aegypit, pois são elas que fazem o Repasto Sanguíneo, que é a sucção do sangue no ser humano e, assim, fazer com que ocorra o amadurecimento dos ovos. Importante é que a população proteja frutas e alimentos, comedouros e bebedouros de animais de estimação e gaiolas de pássaros.


Dados atuais da Vigilância Epidemiológica informam que estão registrados 578 casos positivos de dengue, 79 estão sob análise aguardando resultado e óbito de um homem de 36 anos, com comorbidade.


Dengue e Covid-19

A ação é importante também, considerando que a Dengue e a Covid-19 possuem alguns sintomas semelhantes, como febre, dor muscular, articular e de cabeça, ao redor dos olhos, enjoo, vômito e perda de apetite e paladar, o que pode atrapalhar o diagnóstico e prejudicar o tratamento adequado de cada doença. Além da Dengue, o mosquito Aedes aegypti transmite também Zika, Chicungunya e Febre Amarela.


Prevenção

Como medidas preventivas, a Vigilância Ambiental orienta a população a manter os cuidados permanentemente em seus domicílios, como deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que possam acumular água; limpar calhas; tampar caixas d'agua e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão.


Atendimento

Ao surgimento dos primeiros sintomas, como febre, dor muscular, articular e de cabeça, ao redor dos olhos, enjoo, vômito e perda de apetite e paladar os munícipes devem procurar a unidade de saúde mais próxima ou unidades de pronto-atendimento imediatamente.


Denúncia

A população pode denunciar terrenos e imóveis com lixo, entulhos e outros, por meio da Ouvidoria Geral do Município que atende pelo whatsapp (17) 3405-9700, opção 2, além dos telefones da Vigilância Ambiental 0800 770 9786 e (17) 3406-3175 / 3406-3181. Não é necessário se identificar, apenas informar endereço completo do local.

Publicidade