Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Médico faz alerta aos homens

Urologista reforça conscientização do público masculino para consultas preventiva

Publicado em: 18 de julho de 2021 às 11:42

Médico faz alerta aos homens
No dia 15 de julho, foi comemorado o Dia Nacional do Homem. A data visa à conscientização sobre os cuidados com a saúde. Hábitos saudáveis e acompanhamento preventivo são o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida. E isso deve ocorrer em todo o ano, sem procrastinar.

Porém, os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas do que as mulheres, por exemplo.O médico urologista do SanSaúde, Dr. Paulo Afonso da Silveira Filho, afirmou que o público masculino vai pouco ao consultório, talvez por preconceito ou vergonha. “Geralmente, procura o médico por influência da mulher ou dos filhos quando apresenta algum problema de saúde. Mas temos percebido que isso tem mudado nos últimos anos, mesmo que timidamente”, disse.

Segundo o especialista, isso se deve ao fato de que os homens têm percebido que o diagnóstico precoce pode facilitar o tratamento de diversas doenças e aumentar as chances de cura para problemas como o câncer de próstata. “Os tratamentos funcionam melhor quando a doença é diagnosticada em seu início”, ressaltou Dr. Paulo Afonso.

Problemas mais comuns

Dr. Paulo Afonso destacou câncer de próstata e infertilidade como os problemas mais comuns. “Os jovens adolescentes, antes da vida sexual, devem procurar o urologista para discutir questões mais específicas, com orientações quanto ao uso de preservativo e com solicitação de exames de sorologia (caso seja necessário)”, disse.

Ele também falou sobre a fase pré-nupcial. “É muito importante também acompanhamento médico. São pedidos exames de rotina e também o espermograma, que avalia a fertilidade”, complementou.

Para os homens acima dos 50 anos, uma das preocupações é o câncer de próstata. “São solicitados exame de toque, PSA. O diagnóstico precoce é fundamental para que as chances de cura serem maiores. Se tiver histórico familiar da doença, como pai e avô e ser da raça negra, as consultas ao médico devem ser feitas a partir dos 45 anos”, afirmou. A patologia, em estágio inicial, geralmente não apresenta sintomas. Já em fase avançado, pode causar vontade frequente de urinar à noite, fluxo urinário fraco ou interrompido, dor ou ardor ao urinar e fraqueza. Se a doença se disseminou para outros órgãos, os sintomas podem evoluir para dor óssea, nos quadris, na coluna e nos ombros.

Fatores de risco

No câncer de próstata, os fatores de risco são histórico familiar e raça negra. E sobre a infertilidade, doenças como varicocele podem provocar a patologia, além de exposição de irradiação seja por trabalho ou por exames.

Prevenção

O cuidado com a saúde deve ser diário. “Mudanças de hábitos alimentares, com menos alimentos gordurosos e ultraprocessados, são fundamentais para diminuir os riscos de desenvolver todos os tipos de câncer, inclusive o de próstata”, ressaltou.

Em relação aos exames preventivos, medir a pressão arterial e acompanhar as taxas de colesterol pelo menos uma vez ao ano devem fazer parte da rotina dos homens para evitar doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão. “O mais importante é consultar o médico periodicamente, a partir dos 45 anos de idade. Não se deve esperar o problema surgir para buscar ajuda”, finalizou.

Publicidade