Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Santa Casa tem novo equipamento de exames de sangue

Dos 18 equipamentos no Brasil, e um destes foi instalado no Laboratório Bioexame de Votuporanga

Publicado em: 15 de julho de 2021 às 18:55

Santa Casa tem novo equipamento de exames de sangue
O Laboratório BioExame adquiriu um novo equipamento para realizar o hemograma completo, que possui Novo marcador celular MDW, auxiliando o Hospital e os médicos no diagnóstico precoce de sepse da Santa Casa de Votuporanga.


Trata-se do aparelho DXH 900, produzido pela Beckman Coulter do Brasil, considerada a maior empresa no diagnóstico hematológico do mundo. A empresa recebeu 18 equipamentos no Brasil e um destes foi instalado no Laboratório Bioexame, o único da região Noroeste, colocando a Santa Casa no rol de grandes hospitais do país a oferecer um novo marcador celular MDW.

O biomédico e proprietário do laboratório, Dr. Vladimir Menezes, deu mais detalhes deste novo parâmetro MDW. “Este novo parâmetro é a amplitude da distribuição dos monócitos, novo marcador celular da Anisocitose Monocitica que vai adicionar valor significativo a contagem de leucócitos. É um equipamento automatizado que utiliza 3 métodos de identificação celular, a medição física do volume celular, a condutividade e a dispersão a laser para classificar os leucócitos em cinco subpopulações e, assim, detectar a presença de células anormais, auxiliando no diagnóstico precoce de sepse nos pacientes que derem entrada na emergência do Hospital”, explicou.

Dr. Vladimir frisou que recentemente, em estudo, foi constatado que o MDW destacou a diversidade da função dos monócitos na patogênese de sepse e seu papel importante na progressão da doença, “com polarização do estado pró-inflamatório para um estado imunossupressor, e que o MDW combinado com outros marcadores, leva ao início precoce de terapia apropriada”, complementou.

A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. É responsável por 25% da ocupação de leitos em UTIs no Brasil. Atualmente a sepse é a principal causa de morte nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e uma das principais causas de mortalidade hospitalar tardia, superando o infarto do miocárdio e o câncer.

Para a Dra. Lara Galvani Greghi, gestora de Cuidados da Santa Casa, o equipamento vai aperfeiçoar ainda mais o protocolo de sepse, que foi implantado na Instituição há dois anos. “Em parceria com o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), o Hospital investiu em medidas simples, aliadas ao envolvimento da gestão, para garantir a identificação rápida e tratamento adequado. O aparelho do laboratório veio somar a este protocolo, garantindo um diagnóstico ainda mais precoce”, disse.

O coordenador da rede de urgência e emergência, Dr. Chaudes Ferreira Júnior, ressaltou que a Santa Casa está diagnosticando mais rápido os casos de sepse. “A chave para o tratamento correto é a integração entre médicos e enfermeiros desde a entrada no pronto-socorro até a Unidade de Terapia Intensiva, com suporte dos serviços de apoio de exames laboratoriais e de imagem. A adoção do protocolo envolvendo toda a equipe assistencial ajuda a reconhecer se determinada infecção pode evoluir para sepse”, enfatizou.

Ele frisou que o tempo é um fator preponderante. “Nos casos de choque séptico, cada hora de atraso na administração do antibiótico aumenta de 6 a 7% o risco de mortalidade”, revelou.

O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, ressaltou a importância da implantação deste protocolo. “O novo equipamento do Laboratório BioExame reflete em qualidade e segurança na assistência aos nossos pacientes. Não medimos esforços para que cada diagnóstico seja rápido e mais vidas sejam salvas. Parabenizamos o Dr. Vladimir por esse olhar visionário, em busca sempre do melhor para aprimorar nosso atendimento, investindo expressivamente em equipamentos”, finalizou.

Publicidade