Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Começa o atendimento da Carreta do Hospital do Amor

Exames preventivos de Mamografia e Papanicolau em Votuporanga

Publicado em: 02 de agosto de 2021 às 18:41

Começa o atendimento da Carreta do Hospital do Amor
A Secretaria da Saúde de Votuporanga, em parceria com o Hospital de Amor, receberá a partir deste mês, a Carreta da instituição para atendimento gratuito de exames preventivos de Mamografia e Papanicolau. A ação, que será realizada em dois momentos distintos, percorrerá dez pontos entre Votuporanga e o distrito de Simonsen, no período de 16 de agosto a 26 de novembro, das 8h às 17h, mediante agendamento prévio; em alguns dias o atendimento será até às 20h. A previsão é realizar três mil exames de Mamografia a mulheres com idade entre 40 e 69 anos e exame Papanicolau àquelas com idade entre 25 e 64 anos.

As interessadas deverão fazer agendamento prévio nas Unidades de Saúde de referência do bairro onde residem ou com os agentes comunitários de saúde e, no dia da consulta, comparecerem com xérox de documentos pessoais como CPF, RG, cartão SUS e também comprovante de residência. Caso aponte alguma alteração no resultado do exame, haverá encaminhamento imediato para acompanhamento e tratamento médico.

A primeira etapa do atendimento será realizada entre os dias 16 de agosto e 30 de setembro e depois retornará de 03 a 26 de novembro. Durante o mês de outubro não haverá atendimento porque a carreta deixa o município devido à Campanha "Outubro Rosa" para percorrer outras cidades.

A carreta irá atender em dez pontos distribuídos entre as Unidades de Saúde dos bairros Cecap II, Colinas, Parque das Nações, Pró-Povo, São Cosme e São João, além da Praça São Bento, Parque da Cultura, Associação Antialcoólica e no distrito de Simonsen.

Mamografia

A mamografia é uma espécie de raio-x realizado em um aparelho chamado mamógrafo, que comprime a mama e gera imagens de alta qualidade capazes de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama.

Papanicolau

É realizado de forma rápida que recolhe pequena mostra de células do colo uterino, usando uma espátula, pelo canal vaginal, sendo enviado o material coletado para análise laboratorial. Durante o exame, a paciente pode sentir leve desconforto, mas o procedimento é indolor e a sensação de incômodo, se existir, acaba logo depois da coleta do material.
Publicidade