Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Saúde mental na pandemia é urgente

Importância do profissional psicólogo nos momentos difíceis

Publicado em: 31 de agosto de 2021 às 14:53

Saúde mental na pandemia é urgente
Preocupações com a instabilidade econômica, receio de perder o emprego, o padrão de vida e até mesmo de voltar a uma rotina, como a anterior a pandemia, são algumas das questões que chegam aos consultórios psicológicos, nos dias atuais. Tem sido causas de profunda angústia, ansiedade e mal estar psíquico, que em algumas pessoas pode desencadear transtornos severos, e levar à necessidade não só de tratamento farmacológico, além do psicoterápico, mas internações psiquiátricas. E, para falar sobre isto, nada melhor que na Semana em que se comemorouoDia do Psicólogo,no últimodia 27 de agosto.É chegada a hora de ressaltar a importância destes profissionais, que a exemplo de todos que integram a área de saúde mental, tem enfrentado enormes desafios para promover o bem-estar mental, para a sociedade. E isto, por todo o mundo, uma vez que vivemos a pior crise sanitária do último século.

Isso, em função dosofrimento mentalque tem sido gerado nesses quase dois anos de confinamento. Em que muitos viveram de perto a morte de entes queridos, as doenças se agravando, e queiram ou não, o contexto atual, tem afetado a vida como um todo de forma drástica e brutal, alterando a percepção da maioria da população. E não é apenas a percepção, mas a realidade, pois há quem já enfrente o rescaldo da Covid-19, que tem mudado suas variantes, e não foi devidamente controlada.

Muito embora, as vacinas acenem com uma boa chance para conter o avanço do vírus, e a redução na perda de vidas, ainda não há muito para se comemorar, já que asondas gigantescasde Covid, que assolaram o mundo nos últimos meses, não só levaram vidas, mas tem alterado todo o entorno social, deixando em seu rastro:inflação elevada, desemprego, e muitasseparações.Um cenário perfeito para desalento. Em alguns casos, o estrago é tamanho, que talvez sejam necessários muitos anos para que o mundo volte a ter esperança em dias melhores.

Felizmente, uma gama importante de profissionais da área de saúde mental, tem se recapacitado para dar apoio psicológico, e promover obem-estar mental e emocional, de muitos que os procuram, na esperança de amenizar as agonias que esse período pandêmico tem suscitado, na maioria de nós. Hoje é indiscutível a necessidade de se reconhecer o valor social desses profissionais. E é algo, notadamente, mais frequente a maior adesão da sociedade aos cuidados voltados para os transtornos e distúrbios psíquicos.

A relação com a saúde mental mudou

De acordo com os psicólogos doCiclo de Mutação, de Rio Preto, a pandemia mostra que aos poucos a relação do ser humano com a saúde mental mudou. “Mas ainda é uma mudança tímida, pois somos cercados por uma cultura de abandono do doente psíquico. Uma realidade nua e crua, cercada por preconceitos sentidos na pele por quem enfrenta qualquer tipo de transtorno mental”, explica a psicóloga Tina Zampieri.

Ciclo de Mutação conta com os seguintes profissionais:

Dra. Maria Aparecida Junqueira (Tina) Zampieri, psicóloga e vice-pres. da Associação Brasileira de EMDR.Além disso é PhD em Ciências da Saúde, trainer em EMDR, Terapeuta de Família, autora de livros: “Se amo demais... Não Amo ``,''Codependência` '; e integra a coletânea recém lançada do livro: Nós no Pós-pandemia. Também é autora de capítulos como: EMDR para transtornos dissociativos, EMDR & Pesquisa, Plataforma de Segurança: tratando a transmissão transgeracional de traumas, dá cursos avançados em EMDR e já fez inúmeras apresentações, em países da Europa e Américas.

Alexandre Junqueira Zampieri,psicólogo terapeuta de EMDR, especialista em Psicodrama (FEBRAP) e Sexualidade Humana (FAMERP). Atende adolescentes, adultos e casais.”; integra a Trilogia: “A Música de Dentro – Sobre a Tristeza” e” A Dúvida de Luca – Sobre o Medo”, que versa sobre sentimentos difíceis de serem expressos pelas crianças; integra a coletânea do livro: Nós no Pós-pandemia, lançado em 2021.

Marina Junqueira Zampieri–psicóloga terapeuta de EMDR, especialista em Psicodrama (FEBRAP), apresentou vários estudos e é tradutora em congressos da especialidade. Faz psicoterapia nos idiomas inglês e italiano


Ciclo de Mutação
www.ciclomuta.com.br

17.98125-0435


Publicidade