Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Votuporanga pede mais doação de sangue

Precisa de todos os tipos de sangue, especialmente O negativo. Mais de 2 mil transfusões

Publicado em: 17 de janeiro de 2022 às 18:15

Votuporanga pede mais doação de sangue
A Agência Transfusional da Santa Casa de Votuporanga faz apelo para a doação de sangue. O Hemocentro de Fernandópolis, Núcleo que abastece o estoque da Instituição votuporanguense, necessita de todos os tipos de sangue, principalmente do O negativo.

Os interessados podem fazer sua doação na Unidade de Coleta de Sangue em Votuporanga, às terças, das 15h às 18h; quintas, das 8h às 11h e todo primeiro sábado de cada mês, das 8h às 11h, mediante agendamento.

O sangue coletado na Unidade de Votuporanga é enviado para o Hemocentro de Fernandópolis. Após análises,passa por um processo que irá separar seus três componentes: hemácias, plasma e plaquetas.Em seguida, o Hemocentro repassa para os ambientes hospitalares, incluindo para a Santa Casa.

Dados do Ministério da Saúde apontam que pelo menos um em cada 10 pacientes internados necessitam de sangue e até quatro vidas podem ser salvas com uma doação. “O sangue tem múltiplas funções e entre elas está o fornecimento de oxigênio para células e tecidos do nosso corpo. Sendo assim, podemos afirmar que é de suma importância e sem ele não há vida, já que não é fabricado artificialmente, é insubstituível e o ser humano é a sua única fonte. Assistimos muitas pessoas que necessitam de transfusão. Sem o ato de solidariedade da população, seria impossível fornecer um tratamento a essas pessoas”, destacou a médicahematologista e hemoterapeuta responsável pela Agência Transfusional, Dra. Ilmeida Tonini de Oliveira.

Somente no ano passado, a Agência do Hospital realizou 1.994 transfusões, sendo usado 3.600 hemocomponentes (incluindo concentrado de hemácias, plasma fresco congelado, plaquetas e crioprecipitado). Julho foi o mês que registrou maior demanda, com 191 pacientes transfundidos.

Dra. Ilmeida frisou que o público que recebe as bolsas de sangue na Santa Casa é variado. “Atendemos desde recém-nascidos prematuros até idosos. Os procedimentos ocorrem por diversas indicações, sendo desde anemias, pós-cirurgias, pós-COVID-19, acidentados e por outras doenças de base.Convidamos a todos a doar sangue. É um ato muito importante, a vida depende disso”,complementou.

Doação de sangue

Doar sangue não dói, é rápido, fácil, e, principalmente, não debilita e não prejudica a saúde. Para ser um doador basta sentir-se bem e com saúde, apresentar um documento com foto, válido no território nacional, ter idade entre 18 e 65 anos, estar bem alimentado e pesar 50 Kg ou mais.

Você pode agendar seu horário pessoalmente, na própria Unidade de Coleta de Sangue, na Avenida da Saudade, nº 2603, bairro Cidade Nova. Telefone: (17) 3423-2986 ou Whatsapp (17) 98116-7145.A capacidade é de até 40 doações por dia.

Recomendações

Antes de doar é importante:

Dormir bem, pelo menos 6 horas;

Evitar jejum e fazer refeições leves e não gordurosas;

Evitar uso de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;

Não fumar uma hora antes.



Publicidade