Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Vacinação no sábado (9) até 16 horas em Votuporanga

Contra a covid-19 para pessoas acima de 5 anos e gripe (6 meses)

Publicado em: 07 de julho de 2022 às 06:57

Oportunizando sempre à população acesso ao bem-estar e prevenção, a Secretaria da Saúde segue promovendo campanhas de vacinação. Neste sábado (09/07), das 8h às 16h em cinco Consultórios Municipais, haverá aplicação de doses contra a Covid-19 para pessoas acima de 5 anos; e também de Influenza, popularmente conhecida como Gripe, para todas as idades a partir dos 6 meses de vida. Na ocasião, as pessoas também podem atualizar a carteira de vacina para todas as demais que estejam incompletas.

As doses estarão disponíveis nos seguintes Consultórios Municipais: Policlínica "Dr. Alberto Carlos Pesciotto" (ao lado da Secretaria da Saúde); "Dr. Gumercindo Hernandes Morales" (São João); "Dr. João Carlos Botelho de Miranda" (Carobeiras); "Dr. Jonas Pires Correa" (Pozzobon); e "Carmem Martin Maria Morettin" (Paineiras).

Gripe
Com a ampliação do calendário ao público em geral, desde que a campanha iniciou em 28 de março, até o momento cerca de 25 mil pessoas foram vacinadas no município. Durante a semana, as doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde, das 8h às 16h.

A vacina contra a influenza é trivalente e composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos de gripe no final do ano passado. O imunizante é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

Covid-19
O esquema vacinal contra o novo Coronavírus é realizado a todas as pessoas com 5 anos ou mais e, até o momento, mais de 247 mil doses foram aplicadas entre primeiras, segundas ou dose única e doses adicionais. Mais de 97% da população de Votuporanga está imunizada com a primeira dose e 95% com a segunda. No entanto, o índice de faltosos é alto nas doses adicionais: quase 23 mil pessoas não voltaram para concluir o esquema vacinal.

4ª dose para pessoas com 40 anos ou mais
Desde o dia 27 de junho, o calendário de vacinação contra a Covid-19 foi ampliado e pessoas com 40 anos ou mais começaram a receber a quarta dose da vacina no município. Estão aptos a receberem o reforço quem está nesta faixa etária e que já recebeu a terceira dose há, pelo menos, quatro meses.

Pessoas com 50 anos ou mais que tenham alto grau de imunossupressão já podem tomar a quinta dose. E para aqueles que foram diagnosticados com Covid-19, a recomendação é que sejam vacinados após 30 dias do término do período do isolamento.

Mais informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria da Saúde pelo telefone (17) 3405-9787.
Publicidade