Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Endometriose: sintoma e tratamento

Diagnóstico precoce traz de volta qualidade de vida às pacientes

Publicado em: 05 de novembro de 2022 às 09:53

A endometriose é uma doença relacionada ao endométrio, o tecido que reveste a parte interna do útero. Em condições normais, o Dr. Alexandre Rossi, médico ginecologista e obstetra, responsável pelo ambulatório de Ginecologia Geral do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros e médico colaborador de Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP, explica que os hormônios femininos promovem a multiplicação das células do endométrio, que servirão de suporte para uma eventual gestação, oferecendo as condições necessárias em caso de implantação do embrião, formando a placenta.



“Caso a gestação não aconteça, o tecido descama e é expelido pelo organismo em forma de fluxo menstrual. Começa, então, um novo ciclo”.



No caso da endometriose, o endométrio passa a se desenvolver fora do útero, nas cavidades pélvica ou abdominal, ou ainda acometendo órgãos como trompas, ovários, intestinos ou bexiga.



“Este tecido passa a ser estimulado mensalmente, da mesma maneira que aconteceria na região interna do útero, pelos hormônios femininos. Assim, mensalmente, se espessam e sangram, podendo infiltrar e provocar aderências entre as estruturas vizinhas, prejudicando a função dos órgãos acometidos e causando dor pélvica crônica”, afirma o especialista.



Com o passar do tempo, a inflamação e as aderências geradas pela endometriose podem trazer diversas complicações, entre elas a infertilidade.





Principais sintomas e diagnóstico



A endometriose pode acometer as pacientes de diferentes formas, em diferentes regiões do corpo. Por este motivo, os sintomas podem variar e geralmente apresentam piora durante o período menstrual.



“É muito importante relatar ao médico caso haja, durante o período menstrual, sintomas como dor em cãibra, choque ou queimação com irradiação para a região glútea ou para as pernas, sensação de forte desejo evacuatório ou urinário, mesmo na ausência de urina ou fezes na bexiga e no reto, sensação de perda urinária iminente, mesmo com pequenas quantidades de urina na bexiga, dor ou desconforto para evacuar, incontinência urinária e anal e dificuldade de se locomover”, orienta o Dr. Alexandre.



Estes sintomas sugerem que a endometriose possa estar atingindo nervos, necessitando investigação.



Após avaliação clínica, podem ser indicados exames, como ressonância magnética e ultrassonografia transvaginal.



Tratamento



Confirmada a endometriose, segundo o Dr. Alexandre, as orientações dependerão da localização, dos sintomas e do estado geral de saúde da paciente. Na grande maioria dos casos, o tratamento será clínico, com o intuito de aliviar os sintomas e oferecer mais qualidade de vida à paciente.



“Em alguns casos, o tratamento cirúrgico poderá ser indicado. Neste caso, avaliaremos o método a ser utilizado, de forma a preservar nervos e demais órgãos envolvidos”, conclui.

Publicidade