A Semana de Enfermagem 2023, realizada pela Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme), começou com a apresentação do coral Operação Alegria e Encanto, no mezanino do Hospital de Base. Em seguida, o grupo levou música a todos os setores da instituição, formado pelo Hospital de Base de Rio Preto, Hospital da Criança e Maternidade (HCM), Hemocentro, Lucy Montoro e Ambulatório. As enfermeiras Sonia Trinca e Edna Castro, que prestaram serviço na Funfarme por mais de quatro décadas, foram convidadas e prestaram homenagens às colegas de trabalho. A abertura do evento terminou com um coffe break.
A Funfarme é o segundo maior Complexo Hospitalar do Estado de São Paulo e conta com mais de 3 mil profissionais, somente entre enfermeiros, técnicos e auxiliares.
O evento teve início hoje (8) e segue até sexta-feira (12), com uma vasta programação que tem como intuito promover reflexões a respeito da profissão, troca de experiências, atividades lúdicas e incentivar a prática de atividade física, além de celebrar o Dia da Enfermagem (12 de maio).
O coral Operação Alegria e Encanto, formado por voluntários atua na instituição há 10 anos. "Acreditamos no poder que a música tem de cura e de proporcionar um alento às pessoas que vivem uma rotina, muitas vezes, exaustiva durante o período de tratamento. Hoje, poder levar música aos profissionais que cuidam dos pacientes é um prazer muito grande para nós", afirma Rita Zenuim, presidente da associação Operação Alegria, que além do coral, realiza contação de histórias e bingos a fim de proporcionar momentos de leveza e descontração aos pacientes e acompanhantes. O grupo é formado por 110 voluntários.
"A Semana da Enfermagem, realizada em todo o país, tem uma grande importância para a profissão. É um momento de refletir sobre os avanços, a ampliação das áreas de atuação e também das dificuldades que enfrentamos. Comemoramos o crescimento da profissão em todos os níveis. Atualmente, os enfermeiros conquistaram espaço além da assistência, ocupando cargos de gestão, pesquisa, ensino e estratégia", comemora Maria Regina Jabur, superintendente administrativa da Funfarme e diretora assistencial do Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile.
"Diversas pesquisas demonstram que o reconhecimento e a valorização profissional da categoria refletem em profissionais mais motivados e que entregam o melhor cuidado aos pacientes", destaca Isabela Frutuoso, superintendente assistencial da Funfarme.
"O papel da enfermagem é essencial para a saúde pública e na Funfarme contamos com mais de 3 mil profissionais que se dedicam à assistência direta ao paciente e também em áreas de gestão. Agradecemos, em nome da diretoria, toda dedicação dos enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem. Vocês fazem toda a diferente no dia a dia e um hospital e na vida dos pacientes", ressalta Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme.
A programação inclui gincanas nesta terça-feira (9), às 15 horas, e na quarta-feira (10) e quinta-feira (11) às 10 horas. As atividades acontecerão na quadra da Famerp e no Hospital Municipal.