Nos dias 20 e 24 deste mês, a Unifev, por meio dos setores de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e do curso de Enfermagem, promoveu palestras para suas colaboradoras em virtude da campanha Outubro Rosa. A ação teve como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
De acordo com a docente responsável pela ação, Profa. Ma. Maria Aparecida do Carmo Dias, é de fundamental importância discutir sobre o assunto, uma vez que a doença ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. “A campanha Outubro Rosa tem como objetivo compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade”.
“Antes, a campanha tinha um foco mais voltado para a detecção do câncer de mama, mas nos últimos anos tem-se agregado outras questões da saúde feminina, principalmente ligadas ao corpo, autocuidado e autoestima”, ressaltou.
Durante os encontros, a profissional orientou sobre o autoexame e fatores de risco para o desenvolvimento da doença. “A postura atenta das mulheres no conhecimento do seu corpo e no reconhecimento de alterações suspeitas é importante e, caso seja observada alguma alteração, deve-se procurar um serviço de saúde o mais cedo possível”, disse.
“O componente genético é o principal fator de risco, tanto em mulheres quanto em homens, sendo necessário um acompanhamento diferenciado para essa parcela da população”, alertou.
A responsável pela Gestão de Pessoas da Unifev, Profa. Ma. Marinês Ralho, comentou sobre a iniciativa da Instituição em promover ações com essa. “O Centro Universitário de Votuporanga se orgulha em proporcionar para seus colaboradores atividades e palestras que tem como foco a conscientização de doenças, entre outros temas relevantes para a sociedade”, finalizou.
Confira mais fotos no
Flickr.