Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Profissionais da Saúde de Votuporanga recebem capacitação

Saúde solicitou ao Governo do Estado uma capacitação sobre Manejo Clínico e Ambiental da nova Dengue

Publicado em: 15 de dezembro de 2023 às 07:16

Profissionais da Saúde de Votuporanga recebem capacitação
A quarta-feira (13/12) foi um dia de aperfeiçoar conhecimentos para médicos, enfermeiros e demais profissionais da rede pública e particular de saúde de Votuporanga. A Secretaria Municipal solicitou ao Governo do Estado uma capacitação sobre Manejo Clínico e Ambiental da Dengue e o cenário atual da doença. O encontro ocorreu no auditório do Sest/Senat e foi dividido em duas turmas, sendo uma no período da manhã e outra à tarde. Também participaram da capacitação profissionais de Saúde de Floreal, Valentim Gentil, Cardoso, General Salgado e Álvares Florence.

Segundo a secretária da Saúde, Ivonete Félix, o momento é de alerta e atenção máxima. “Em 2019 vivemos uma grande epidemia de Dengue em Votuporanga e prevemos que essa situação pode vir a se repetir novamente com a chegada do novo sorotipo da doença. Para isso, precisamos estar preparados no atendimento inicial desses pacientes, com o diagnóstico rápido e preciso para evitar o agravamento dos sintomas”, disse a secretária, durante fala de abertura da capacitação.

A médica infectologista Dra. Regina Silvia Chaves de Lima falou sobre todos os estágios da doença, sinais de alerta, públicos de risco e classificações dos tipos de pacientes. Em seguida, Mônica Regina Bocchi, do Grupo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde apresentou um panorama do cenário atual da Dengue no Estado de São Paulo e no município. E, por fim, as profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga, Lívia de Souza Arado, que é enfermeira Vigilância Epidemiológica; e Paula Daiane Lima, da Vigilância Ambiental, falaram sobre a Unidade Sentinela de Arboviroses, o isolamento do DENV3 na cidade e as ações ambientais que estão sendo realizadas.

Mutirão contra a Dengue no Cecap II
Neste sábado (16/12), o Mutirão contra a Dengue será no bairro Cecap II. Agentes da Secretaria da Saúde de Votuporanga percorrerão as casas das 7h às 13h, para eliminação de criadouros e orientações de medidas de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“É de extrema importância que a população deixe os agentes realizarem o trabalho para controle da doença no município e, acima disso, cuide do seu quintal para eliminar objetos que possam acumular água. Estamos vivendo dias de intenso calor e com chuvas volumosas, combinação perfeita para a proliferação dos mosquitos transmissores da doença”, disse a secretária da Saúde, Ivonete Félix.

Sintomas
Os sintomas são comuns para todas as variantes do vírus, incluindo febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas, manchas avermelhadas pelo corpo, entre outros. O importante é se atentar aos sinais de gravidade, como: dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramentos (nariz, boca, urina ou fezes). Ao perceber qualquer sintoma, a orientação da Secretaria é para que o cidadão procure atendimento médico na unidade de saúde mais próxima.

As principais medidas de prevenção são:
- Deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;
- Retirar dos quintais objetos que acumulam água;
- Cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto;
- Eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja melhor ajustado ao vaso.
Publicidade