Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Votuporanga realiza captação de múltiplos órgãos

Rins, fígado e córneas foram retirados na Santa Casa, beneficiando pacientes em todo o Brasil

Publicado em: 18 de dezembro de 2023 às 20:36

Um ato de amor e solidariedade, que salva vidas. A Santa Casa de Votuporanga, através da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), realizou no sábado (16/12) a captação de múltiplos órgãos.Nessa jornada de esperança, foram doados dois rins, fígado e córneas de um paciente de 37 anos, morador de Votuporanga, abrindo caminho para oportunidades de transplante que podem transformar o destino de pessoas em espera por uma segunda chance de vida.

A captação de órgãos é um procedimento complexo e delicado, envolvendo uma equipe multidisciplinar altamente treinada. A colaboração entre cirurgiões, enfermeiros e profissionais da saúde foi fundamental para o êxito desse ato de generosidade.O procedimento teve a duração de aproximadamente cinco horas e foi acompanhado pela equipe da CIHDOTT e profissionais da OPO-SJRP (Organização de Procura de Órgãos do Hospital de Base).

Assim que é constatada a morte encefálica ou parada cardiorrespiratória, diálogo entre os profissionais e os familiares é realizado de forma cuidadosa e humanizada, respeitando o momento de dor pela perda do ente querido. A partir daí, a Central de Transplantes foi notificada e articulou a operação. Para o processo acontecer, foi fundamental a colaboração e apoio das equipes de Emergência, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Centro Cirúrgico, CIHDOTT e administração, além do trabalho de todos do Hospital.Os critérios para doação de órgãos são bastante rigorosos e específicos, a Instituição precisa seguir normas/protocolos estabelecidos e as etapas necessárias para a efetivação do processo. “A Comissão realiza trabalho de abordagem fundamental para esse processo de captação, é uma tarefa árdua e que apresenta um gesto nobre de amor ao próximo. Aproveito para agradecer também as famílias dos doadores, mesmo em um momento de dor, vocês pensaram no próximo, o sim de vocês deu uma nova chance para os pacientes transplantados”, disse a coordenadora da Comissão, Fernanda Bueno Medeiros.




A Importância da Doação de Órgãos





A doação de órgãos é um ato que salva vidas, proporcionando esperança a indivíduos que enfrentam condições médicas críticas. A Santa Casa, ao realizar essas captações, destaca a importância da conscientização sobre a doação de órgãos e a necessidade contínua de incentivar a generosidade daqueles que podem oferecer esse presente valioso. "No Brasil, a doação de órgãos só é realizada mediante autorização familiar, de acordo com a legislação, sendo essa a única maneira legal de garantir efetivamente que a vontade do doador seja respeitada”, enfatizou a enfermeira clínica Juliana Faria Elizei.

A escolha de quem recebe o órgão é determinada pela Central de Transplantes do ministério, que cruza as informações do doador com as de quem está na lista, avaliando, por exemplo, tempo de espera, idade e padrão de compatibilidade sanguínea e imunológica. O processo é sigiloso e não há contato entre doador e receptor.

A bem-sucedida captação de rins, fígado e córneas pelo Hospital é um testemunho do compromisso da Instituição com a vida e a esperança. Essa conquista não apenas salva vidas diretamente, mas também inspira a comunidade a considerar a doação de órgãos como um gesto de amor ao próximo. Num mundo onde a solidariedade é fundamental, a Santa Casa destaca-se como uma luz de esperança, construindo pontes entre a tragédia e a oportunidade de uma nova vida para aqueles que aguardam ansiosamente por ela.

Publicidade