A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu, última sexta-feira (23/2), um treinamento com leituristas e eletricistas da Neoenergia Elektro. Na ocasião, mais de 90 colaboradores foram capacitados pela responsável da Vigilância Ambiental, Samara Del Pino, para que ajudem no mapeamento de focos do mosquito Aedes aegypti no município e região.
O prefeito Jorge Seba participou do ato, acompanhado da secretária da Saúde, Ivonete Félix, e reforçou a importância dessa parceria. “Iniciativas como essa são muito importantes e sempre bem-vindas. A tarefa de combater o mosquito precisa ser realizada todos os dias e por todos, sem distinção. A dengue mata, é inadmissível que estejamos perdendo pessoas para uma doença que pode ser evitada”.
Nesta parceria, ficou definido que os leituristas, responsáveis por fazer diariamente a leitura da conta, irão gerar um relatório com foto, endereço e georreferenciamento, para que a Vigilância Ambiental atue de forma mais assertiva nessas localidades.
“O compromisso da Neoenergia Elektro não está restrito ao fornecimento de energia, mas também ao bem-estar da população. Dessa forma, ampliamos a atuação de fiscalização no combate à dengue ao colocar mais de 90 colaboradores, que estão todos os dias nas ruas, visitando mais de 55 mil residências, tendo esse olhar para possíveis focos do mosquito”, explica Vagner Coienca, Gerente da Neoenergia Elektro.
Informe Dengue
Dados divulgados pela Secretaria da Saúde de Votuporanga nesta sexta-feira (23/2) contabilizam 475 casos positivos de Dengue neste ano, sendo sete do tipo DENV3, e outros 1.379 estão em investigação. Um óbito também foi registrado este ano, de uma mulher, 71 anos, do São Cosme, e outros quatro estão em investigação, sendo duas mulheres com 74 e 46 anos; e dois homens com 53 e 70 anos. O boletim ainda contabiliza dois casos positivos para Chikungunya e outros três em investigação.
Prevenção
O trabalho de combate às arboviroses é uma união de forças entre Poder Público e população. Além da prevenção realizada durante o ano todo pela Prefeitura, é necessário também a conscientização e colaboração da própria comunidade em adotar medidas preventivas e manter os cuidados permanentemente em seus domicílios.
A Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde orienta a população a deixar os quintais sempre limpos; verificar recipientes como garrafas, pratos de vasos de plantas e sacolas plásticas que podem acumular água; limpar calhas; tampar caixas d'agua e utilizar produtos como detergente e sabão em pó diluídos em água nos ralos internos e externos, para evitar a proliferação do vetor. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais frequentemente com água, bucha e sabão.