Saúde promove Dia D de prevenção da diabetes
Unidades de saúde terão atendimento especial no dia 14 de novembro até às 19h
Publicado em: 13 de novembro de 2024 às 18:16
A Diabetes é uma doença que vem ganhando cada dia mais espaço. Certamente você já se deparou com alguém que sofra com este problema, no entanto, por mais que a doença seja muito conhecida, ainda existem muitas dúvidas acerca do assunto. É exatamente por isso que foi instituído o Dia Mundial da Diabetes em 14 de novembro.
Desta forma, na quinta-feira (14/11), como já é de costume, todas as unidades de saúde estarão abertas das 7h às 19h, e, nesta data, com atendimento especial voltado ao Dia D da Diabetes. Entre as ações a serem oferecidas estão orientações sobre os sinais e sintomas da doença, métodos de prevenção e solicitação de exames preventivos.
Nos Consultórios Municipais “Jerônimo Figueira da Costa Neto", no Jardim Marin; "Dr. Gumercindo Hernandes Morales", no São João; "Dr. Ruy Pedroso", no Palmeiras; “Daniele Cristine Lamana”, Parque das Nações; e “Dr. Jamilo Elias Zeitune”, Vila Paes; haverá também a realização de procedimentos para detecção, educação e prevenção de complicações da doença por estudantes e profissionais dos cursos de Medicina e Nutrição, através da 27ª Campanha Nacional em Diabetes, promovida pela Secretaria da Saúde da Prefeitura, em parceria com a Santa Casa, e a Unifev.
Às 15h30, alunos do curso de Educação Física da Unifev também realizarão atividades com a população na praça Adhemar de Barros, em frente ao Consultório do bairro São João.
Diabetes
É uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-as em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, rins e nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.
Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!