GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Papos de Terça com Jocelino Soares

Tema Causo e Coisas Caipiras no Don Zelo

Publicado em: 23 de maio de 2016 às 18:32

Papos de Terça com Jocelino Soares
Dando sequência ao projeto Papos de Terça, a Don Zelo Spagheteria, em Rio Preto, recebe nesta terça-feira, dia 24, às 20 horas, o artista plástico e escritor Jocelino Soares, para a palestra “Causos e Coisas Caipiras”. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição.

Será a sétima edição do projeto, que já levou à Don Zelo profissionais de diferentes áreas para compartilhar seus conhecimentos, como o mestre de reiki Ademir Engrácia, o documentarista Fernando Marques e o cineasta Reinaldo Volpato. “A ideia é disseminar conhecimento e promover debates num ambiente informal, que torna mais próxima a relação do público com o palestrante”, diz Zeca Pontes, proprietário da Don Zelo, responsável pelo projeto.

Jocelino retrata de forma poética a simplicidade do universo rural, tanto por meio de sua pintura quanto através de sua escrita. O artista acumula em sua trajetória inúmeras participações em salões e mostras de arte e exposições individuais, incluindo duas na Itália e uma nos Estados Unidos. Desde 2007, colabora com o jornal Diário da Região, onde publica aos domingos artigos contando “causos e coisas caipiras”.

Entre seus livros já lançados, estão “Clara: um Romance Caipira” (2014), a coletânea de artigos “Sentimento Caipira” (2011), e “Na Região da Boiadeira: O Noroeste Paulista” (2010), esse em co-autoria com o pesquisador e matemático Antonio Carlos de Carvalho e o historiador Sandro Ferrari.

Durante a palestra, o artista irá abordar seus viveres e saberes caipiras. “Até os 22 anos de idade, vivi na roça como lavrador e, nessa profissão, lavrava a terra como quem lavra a própria dor. Hoje, percebo que os anos ali passados foram de fundamental importância na ‘forja’ do homem artista. Sem aqueles saberes, não existiria o artista que, atento à paisagem, aprisionou-a em suas reminiscências para, muito tempo depois, imprimi-las nas telas, dando-lhes novamente a vida. Ao ouvir nas tardes avermelhadas, começo de noite, causos e poesias dos antigos moradores, o menino foi juntando fragmentos para, anos depois, contar a quem desejar ouvir. Os causos, poesias e mentiras eram passados de pai para filho. Ser um grande ‘mentiroso’ significava ganhar a admiração e a aceitação dos seus pares”, reflete Jocelino.

Jantar cultural

Quem for ao evento, poderá aproveitar para conhecer o cardápio da Don Zelo, e provar uma boa massa enquanto acompanha a palestra, num ambiente de uma típica cantina italiana, com comida de qualidade e preço acessível. Para quem deseja levar seu próprio vinho, não é cobrada a rolha.

A Don Zelo oferece espaguetes com 66 tipos de molhos, além de pratos como nhoque, file à parmegiana, porpetone, lasanha, panqueca e risotos. Os pratos custam a partir de R$ 12.

Serviço:Palestra “Causos e Coisas Caipiras”, com o artista plástico e escritor Jocelino Soares, na Don Zelo Spagheteria, terça-feira, dia 24, às 20h, pelo projeto Papos de Terça. Entrada franca. Endereço: rua Saldanha Marinho, 3920, Rio Preto. Informações: (17) 3364-3639.

Publicidade