Você sabe quais são as artes desenvolvidas em Votuporanga? Conhece as produções dos profissionais de música, teatro, dança, artesanato, artes plásticas e visuais, escrita e afins? Gosta de frequentar shows e espetáculos, produz algum tipo de arte, participa de algum movimento cultural? Já procurou saber se há incentivo do poder público para que a arte e a cultura do município sejam valorizadas? Se você se preocupa com essas questões poderá participar de um bate-papo que artistas independentes promoverão no próximo dia 21 com os candidatos a prefeito de Votuporanga.
Na oportunidade, os organizadores apresentarão uma carta de reivindicações visando o fomento, o incentivo e a propagação da cultura. Na pauta constam assuntos referentes à manutenção de programas e eventos já existentes, como Fliv (Festival Literário de Votuporanga), Mostra de Teatro Deco D'Antonio, Bolsa Cultura e utilização do Parque da Cultura, além da discussão de novas propostas que permitirão o acesso à cultura para a população e a valorização da produção artística local.
Será a primeira vez que artistas da cidade se reunirão com os candidatos a prefeito para debater a causa cultural que é de interesse público. “Precisamos dialogar com essas pessoas que almejam administrar a cidade e, depois das eleições, também fiscalizar e cobrar do prefeito eleito e de sua equipe as ações que estamos propondo. Este é o nosso papel como cidadãos atuantes”, destaca Hemer Roger Martin, o Ticko, um dos organizadores do bate-papo.
Coletivos culturais Votuporanga vive uma movimentação importante e ímpar no campo das artes e culturas: o surgimento de coletivos que promovem ações e eventos independentes envolvendo a sociedade ou grupos específicos dela. São pessoas que se organizaram e tomaram espaços públicos para discussões e ações pertinentes ao viver e fazer a cidade de uma forma mais democrática e evoluída. Entre os coletivos estão o Mova (Movimento Votuporanga das Artes, que agrega pessoas de diversos coletivos), a Rede Panapanã de Mulheres do Noroeste Paulista (conscientização e defesa dos direitos das mulheres, empoderamento feminino), Oca (Arquitetura e Soluções Sustentáveis), Jam do Asfalto (danças urbanas), MBU (Movimento Batista Underground), Medecha (estética e luta feminina afro), Arte na Praça (artes plásticas).
ServiçoBate papo entre artistas e candidatos a prefeito de Votuporanga
Local: MBU Votuporanga-Rua Minas Gerais, 1875, Bairro São João
Data: 21/09/2016
Hora: 20 horas
Aberto a interessados no assunto