A Semana da Consciência Negra, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos de Votuporanga, foi concluída com êxito. A mobilização reuniu mais de 1.500 pessoas em apresentações culturais, palestras, eventos nas unidades escolares e exposição na Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente (Saev Ambiental).
A presidente do Conselho da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN), Maria Madalena Moreira, afirmou que o objetivo foi cumprido. “O nosso saldo foi muito positivo. Conseguimos chamar a atenção da população para as temáticas que envolvem o negro do Brasil. Centenas de pessoas marcaram presença em eventos no Parque da Cultura, Centro da Cultura e Turismo, além de mobilizações nas escolas com programações”.
A Semana da Consciência Negra contou com apoio das pastas de Educação, Esporte e Lazer, Cultura e Turismo, Saev Ambiental e Unifev. “Em anos anteriores, tivemos uma participação menor de instituições. Mas, neste ano, atingimos outros segmentos. Só temos a agradecer aqueles que trabalharam e se mobilizaram para ações positivas”, destacou.
Lena ressaltou que o trabalho de conscientização deve ser perene. “A Semana é apenas uma forma de valorizar o negro, mas o CPDCN atua durante todo o ano com debates e encontros”, finalizou.