O feminismo conquistou avanços importantes na atualidade, a cada dia ganha notoriedade e o merecido respeito. Muito se deve aos movimentos feministas que utilizam as redes sociais para disseminar a informação e alcançar mulheres de todas as raças e classes sociais.
Porém as batalhas continuam, e ainda há muito
a ser feito pelo e para o empoderamento das mulheres.Para ajudar nessa missão e suprir o conhecimento, Marcia Tiburi, Maria Borges e Susana de Castrose uniram para organizar o livro
Filosofia Feminista, um compilado de textos de um grupo de pessoas estudiosas que fazem um panorama geral do tema.
A obra tem como objetivo apresentar uma visão abrangente sobre os temas da filosofia com recorte de gênero, para instigar o diálogo e avançar na reflexão sobre o assunto. Os textos trazem discussões de ideias de escritoras feministas renomadas e levantam outras indagações que servirão de objeto para a filosofia feminista do presente e do futuro.
A definição de filosofia feminista vem sendo dada por diversas pensadoras em escala histórica, geográfica e geopolítica. As pesquisadoras revisitam os escritos de Mary Wollstonecraft, Simone de Beauvoir, Nancy Fraser, bell hooks, Judith Butler, Angela Davis, entre tantas outras mulheres de renome, para formar seu próprio pensamento, colocando a mulher no lugar de pensadora.
Novidade da Editora Senac São Paulo, o livro é dividido em três partes, sendo a primeira uma apresentação da filosofia feminista, desde sua vertente com base no liberalismo político até versões mais abrangentes, como o ecofeminismo. Na segunda parte, as autoras abordam as áreas tradicionais da filosofia, como epistemologia, ética, estética e política, na sua construção feminista. Por último, na terceira parte, apresentam o feminismo sob uma ótica filosófica.
Com este lançamento, a Editora Senac São Paulo busca ampliar o diálogo e a pesquisa nesse campo do conhecimento, para chegar a estudantes, professoras e professores, mulheres e homens, e todas e todos que se interessam em um mundo mais igualitário do ponto de vista do gênero.
Sobre as organizadorasMarcia Tiburié graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia. Autora de vários livros de filosofia, entre elesFilosofia em comum(2008),Filosofia brincante(2010),Olho de vidro(2011) eSociedade fissurada(2013), e dos romancesMagnólia(2005),A mulher de costas(2006),O manto(2009) eEra meu esse rosto(2012). Pela Editora Senac São Paulo, publicouDiálogo/Desenho,Diálogo/Dança,Diálogo/Fotografia,Diálogo/Cinema. É professora do programa de pós-graduação em educação e colunista da revistaCult.
Susana de Castroé natural de Volta Redonda, professora associada de filosofia do departamento de filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do programa de pós-graduação em filosofia da mesma instituição. Doutorado em filosofia pela Universidade de Munique, com tese sobre o conceito de substância em Aristóteles. Mestrado em filosofia pelo PPGF-UFRJ sobre os três objetos da metafísica de Aristóteles – ambos textos lançados pela editora Contraponto, do Rio de Janeiro (Três formulações do objeto da metafísica em Aristóteles e A teoria aristotélica da substância, 2008).
Além disso, lançou em 2011 o livro Mulheres das tragédias gregas: poderosas? (Manole, São Paulo) e, em 2014, o livro Filosofia e gênero, pela editora 7Letras. Foi uma das fundadoras do GT Filosofia e Gênero da Anpof, em 2016. Coordena o laboratório Antígona de Filosofia e Gênero, o projeto de extensão Vozes de Mulheres e o grupo de pesquisa Carolina Maria de Jesus. Foi diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ de 2017 a 2022.
Maria de Lourdes Borgesé professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez pós-doutorado na University of Pennsylvania (1999), na Humboldt Universität (2006) e na Columbia University (2014). Tem experiência na área de filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Kant, Hegel, ética, emoções e filosofia feminista.
Publicou "What can Kant teach us about emotions", no The Journal of Philosophy, e "Physiology and the Controlling of Affects in Kant´s Philosophy", no Kantian Review, além de vários livros e artigos sobre Kant, Hegel, ética, emoções e filosofia feminista É autora dos livros História e metafísica em Hegel, Amor, Tudo o que você precisa saber sobre ética, Atualidade de Hegel, Body and Justice, Razão e emoção em Kant; Emotion, Reason and Action in Kant .É organizadora, com Márcia Tiburi, do livro Filosofia: machismos e feminismos. Atualmente é presidente da Sociedade Kant Brasileira.