Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Festival Em Janeiro Teatro para a Criança é o Maior Barato

Quatro peças gratuitas encerram a programação no Sesi Rio Preto e no Espaço Fábrica de Sonhos

Publicado em: 25 de janeiro de 2024 às 18:52

Festival Em Janeiro Teatro para a Criança é o Maior Barato
No último final de semana da programação da 18ª edição do “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato”, da Cia. Fábrica de Sonhos, em São José do Rio Preto (SP), tem quatro espetáculos gratuitos que dialogam sobre a tradição da arte circense, meio ambiente, o empoderamento feminino e o combate às fakes news (notícias falsas). Todas as peças contam com interpretação em libras.

Na sexta-feira (26/1), tem a peça “Tradição, Paixão e Circo”, da Cia. Raros Circo de Teatro, de Ribeirão Preto (SP). O espetáculo será apresentado no Sesi Rio Preto, às 15h. A peça narra a história de um dono de circo que, após 40 anos de trabalho, decide encerrar as atividades por não aguentar a disputa de público com as outras mídias de entretenimento. A indignação toma conta dos vendedores de guloseimas do circo. A dupla então confronta o dono, e exige que a apresentação aconteça, afinal, o público já estava presente. O trio entra em um acordo e a dupla novata assume várias funções para que o show aconteça, como, por exemplo, números de malabarismo, arame fixo, chicote em dupla e, claro, muita palhaçaria.

Já no sábado (27/1) são duas apresentações. Às 15h, no Sesi Rio Preto, tem o espetáculo “Um dia, um rio”, do Grupo 59 de Teatro, de São Paulo. O espetáculo cênico musical narra a vida de um rio, desde o seu nascimento como um riacho à exuberância de suas águas que desenham lindas paisagens. Ao longo de seu percurso, o rio encontra um grande desafio para preservar suas águas, as formas de vida que ele abriga e as que surgem ao seu redor. A peça é inspirada no livro de mesmo nome, com autoria de Leo Cunha e ilustrações de André Neves, e apresenta um lamento, um grito de socorro tardio de um rio indefeso que não tem como reagir ao ser invadido pela lama da mineração que destrói suas águas. Com lirismo e contundência, peça e livro abordam o desastre ambiental que destruiu a Bacia do Rio Doce, em 2015.

Às 19h, também no sábado (27/1), no Espaço Fábrica de Sonhos, tem o espetáculo “Emaranhada”, da Cia. Arte, Movimento & Luz, de São Paulo.Já imaginou os cabelos como árvores? O ato de cuidar, crescer e criar raízes são só algumas das similaridades que os cabelos compartilham com as árvores. Inspirada nesse universo mágico, emaranhada celebra os fios que carregam a história de nossa ancestralidade.No centro dessa narrativa está Mavi, uma heroína negra! Menina inventora de palavras, braços e mãos tagarelas, dona de uma cabeleira exuberante. Protagonizada pela atriz Amarilis Irani, a personagem Mavi trança suas próprias aventuras, algumas solitárias, outras recheadas de amigos: flores, árvores e animais. Após uma série de eventos misteriosos, descobre que seus fios guardam poderes extraordinários. Numa fascinante saga de empoderamento feminino à personagem faz dos cabelos o caminho para encontrar aceitação.

O encerramento do festival fica a cargo das companhiasTrupe Dunavô e Grupo Esparrama, ambas de São Paulo, com o espetáculo “Detetives do Espavô”. A apresentação será no Sesi Rio Preto, às 15h.O espetáculo propõe um grande jogo, que convida o público a brincar de investigadores, para se livrar de um dos grandes vilões da atualidade: as fake news (notícias falsas).

“O grande diferencial do ‘Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato’ está no acesso pleno e democrático às artes cênicas a toda a população, tendo em vista que toda a programação é ofertada de forma totalmente gratuita, corroborando assim para a formação de futuras plateias para o teatro e, por consequência, para a arte de modo geral”, afirmou a atriz, produtora e gestora cultural, Drica Sanches, que é coordenadora do Festival.

De acordo com Drica, cada coletivo selecionado realiza também uma atividade formativa, em formato de podcast, no Espaço Fábrica de Sonhos. Essas atividades serão retransmitidas pelo Youtube da Cia. Fábrica de Sonhos. A mediação dos podcasts será realizada pelo jornalista e crítico teatral Dib Carneiro Neto, especialista em teatro para crianças, e contará com a participação dos grupos teatrais, curadores e convidados.

Gastronomia

Nesta 18ª edição do “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato”, em Rio Preto, a gastronomia é assinada pelo restaurante Ocupa Cozinha e Bar, que fica na Barra Funda, em São Paulo. O restaurante de comida brasileira, dos sócios Nicolas Caratori e Daniela Sfeir, é sede também do projeto social Cozinha PCA (Participação, Coletividade e Ação), que completa três anos em junho de 2024. O projeto já distribuiu mais de 30 mil refeições para a população em situação de vulnerabilidade social na Capital, desde a sua fundação em junho de 2021.

Sobre o Festival

Considerado um dos maiores festivais voltados à promoção e ao debate em torno do teatro feito para crianças no Brasil, o “Festival Em Janeiro Teatro Para Criança é o Maior Barato” é realizado pela Cia. Fábrica de Sonhos e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com recursos do Programa de Ação Cultural São Paulo (ProAC) – Edital 40/2023, e conta com apoio do Sesi São Paulo, Uniodonto, Açúcar Guarani e Cotuba. A curadoria do festival foi feita pelo ator, cenógrafo, iluminador e diretor Guido Caratori, da Cia. Fábrica de Sonhos, e pelo professor, ator e diretor Eduardo Catanozi. Mais informações pelo sitewww.festivaldejaneiro.com.



Programação da 18ª edição do “Festival Em Janeiro Teatro Para Crianças é o Maior Barato”



Teatro do Sesi Rio Preto – 15h

26/1 (Sexta-feira)

Espetáculo: Tradição, Paixão e Circo

Raros Circo e Teatro (Ribeirão Preto/SP)

27/1 (Sábado)

Espetáculo: Um dia, um rio

Grupo 59 de Teatro (São Paulo/SP)

28/1 (Domingo)

Espetáculo: Detetives do Espavô

Trupe Dunavô e Grupo Esparrama (São Paulo/SP)



Espaço Fábrica de Sonhos – 19h

27/1 (Sábado)

Espetáculo: Emaranhada

Arte, Movimento & Luz (São Paulo/SP)

Publicidade