Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Curso de Prática Clínica Financeira na administração do orçamento

Aprenda como administrar o seu dinheiro em tempos de crise

Publicado em: 26 de abril de 2016 às 21:00

Você gasta mais do que recebe? Tem dificuldades de controlar seus impulsos na hora da compra? Está negativo no banco, mesmo sendo um excelente profissional? Então você é o público alvo deste evento.

Acredite, o curso “Lado a Lado – Prática Clínica e Sucesso Financeiro”, a ser realizado dia 14 de maio, na UNORP, de Rio Preto, pode ajudá-lo a sair deste emaranhado. Idealizado pelo Centro de Desenvolvimento Humano (CDH), o minicurso será ministrado pela expert e facilitadora Valéria Meirelles, doutora em finanças pela PUC, de São Paulo. Ela, que também é psicóloga e autora de livros sobre o assunto, promete mudar esta situação com base nas orientações e vivências que irá oferecer das 8h às 12h, no curso. Quem já fez e garante que funciona é a psicóloga Vanilda L. de Souza Tanios, do CDH, de Rio Preto, que reconhece o fato de ser um excelente profissional não te faz um excelente administrador de finanças, em especial na área de saúde. Ela mesma, precisou da ajuda deste curso para melhor organizar esta parte de seu consultório. "Hoje tudo melhorou. Na verdade, nossas faculdades nos preparam para sermos ótimos profissionais, mas pouco ou quase nada nos orientam a respeito da condução da nossa carreira no que tange a parte que envolve questões com o dinheiro”, diz.



Necessidade pessoal

A facilitadora Valéria Meirelles conta que seu trabalho é resultado de sua própria necessidade pessoal. Ela lembra que há 15 anos, atuava como psicoterapeuta e começou a perder clientes. Foi quando se deu conta de que sabia pouco ou quase nada a respeito do funcionamento de um consultório. “Pior, embora fosse profissional liberal, eu atuava no automático: estudava muito, fazia supervisão, dava meu melhor aos clientes, mas não sabia nada de administração financeira, muito menos de educação financeira”, admite.

Dois anos mais tarde, Valéria foi apresentada à Psicologia Econômica, daí decidiu fazer o doutorado. “Iniciei em 2008, dentro do Núcleo de Família e Comunidade da PUC-SP. Pesquisei como homens e mulheres lidam com o dinheiro ao longo da vida adulta”, diz. Agora ensina o profissional autônomo a lidar com o dinheiro. Para tanto foca na Psicologia do Dinheiro buscando entender a relação que o profissional tem com suas finanças, tendo como ponto de partida sua família. “A família é responsável pela socialização econômica do indivíduo, é ela quem ensina conscientemente, ou não, os modelos que as pessoas usarão o dinheiro ao longo da vida”, explica.



Compulsão e avareza

Tanto a compulsão quanto a avareza são patologias financeiras, que devem ser cuidadas. O primeiro não controla impulso, o segundo, preciso de segurança material e acumula bens de maneira nunca suficiente. “O avarento é o pão duro, mão de vaca, que se priva do prazer imediato pra ficar contabilizando os bens ou o dinheiro que possui e se sentir seguro. O gastador precisa de algo na hora e não possui capacidade de espera ou de postergar desejo. Raramente faz controle de suas contas, usa cheque especial e crédito consignado. Ambos estão fora do equilíbrio e mascaram dificuldades afetivas imensas, disfarçadas pelo uso disfuncional do dinheiro”, diz Valéria Meirelles.





Publicidade