Durante Policiamento GEPAAR, a Polícia Ambiental realizou diligência no Rio Turvo, bairro Poção, município de Pontes Gestal, após denúncia anônima sobre pesca irregular com uso de anzóis de galho.
As equipes constataram, por meio de monitoramento noturno, a presença de pescadores utilizando embarcação motorizada e instalando anzóis de galho — petrecho proibido nos rios da bacia hidrográfica do rio Paraná. Na manhã seguinte, foi realizada abordagem aos pescadores, que confirmaram a prática da pesca irregular.
Os quatro envolvidos foram autuados por pesca com petrechos não permitidos e receberam multas que somam R$ 10.888,00, valores dobrados por agravante de período noturno.
Foram apreendidos um barco de alumínio, motor de popa, carretinha, anzóis de galho, bateria, refletores e outros petrechos. O pescado apreendido (um exemplar de pintado de 18 kg) foi doado a uma entidade beneficente.
O caso configura crime previsto no artigo 34, parágrafo único, inciso II, da Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), o que segue em apuração pelas autoridades.