Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

"Todos contra o Aedes" mobiliza Votuporanga

A equipe do Secez fez um treinamento nesta sexta-feira (26/8) para mais de 50 servidores municipais

Publicado em: 27 de agosto de 2016 às 11:09

A apresentação estampada no auditório do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) já revelava o objetivo da reunião do Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez): união. No cartaz “Todos contra Aedes Aegypti”, a frase já faz um apelo: votuporanguenses no combate a dengue, zika vírus e chikungunya.

A equipe do Secez fez um treinamento nesta sexta-feira (26/8) para mais de 50 servidores municipais. São funcionários responsáveis pela manutenção de prédios públicos e que têm como dever deixar o ambiente de trabalho limpo e organizado.

A educadora em saúde, Ana Carolina Ribeiro, explicou que a prevenção de doenças envolvendo animais como Aedes, caramujos, escorpiões e mosquito-palha está diretamente relacionada com a situação de limpeza dos locais. “A única maneira de prevenir doenças é manter os ambientes limpos e organizados. Se não cuida, a primeira vítima somos nós mesmos. Não encarem como obrigação, mas como bom senso”, disse.

Ana Carolina contou que esta foi a primeira capacitação com este público. “O Ministério Público determinou que cada setor tivesse um responsável, para ficar atento quanto à necessidade predial. Quando visitamos o espaço, devemos orientá-lo e pedir providências, se for preciso”, afirmou.

Ela ressaltou que a capacitação irá evitar a proliferação de doenças. “A prevenção e as medidas de combate exigem participação e mobilização de toda a comunidade, com adoção de medidas simples, como evitar acúmulo de água limpa nas unidades, visando à interrupção do ciclo de transmissão e contaminação”, finalizou.

Publicidade