Os alunos do curso de Medicina da UNIFEV realizaram, na noite de quinta-feira (dia 27), no Câmpus Centro, a Aula Magna da Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental, criada, recentemente, pela graduação.
O primeiro encontro teve como tema “A luta Antimanicomial”. Os palestrantes foram o médico psiquiatra José Rubens Naime, a médica psiquiatra Rosylene Pelegrini e o enfermeiro Reinaldo Carvalho, especialista em saúde mental e coordenador da rede de saúde mental de Votuporanga.
O coordenador do projeto, Dr. José Rubens, contou que, atualmente, a psiquiatria está mais integrada com a medicina. “Antes, ela sofria um certo preconceito, mas, porque não tinha uma ligação com a neurologia e a psicologia. Essa Liga vem justamente para integrar todo esse conhecimento. Vamos convidar profissionais de várias áreas, como psicologia e psicanálise, que têm a ver com esse posicionamento mental, para conversarem com nossos alunos”.
De acordo com a presidente da Liga, Caroline Uzedo, o intuito será promover discussões e encontros entre os universitários, a fim de ampliar as informações sobre o tema. “Como o mercado requer um médico mais humanizado, a nossa intenção é nos aperfeiçoar de uma forma biopsicossocial, para conseguirmos abranger todas as necessidades do paciente”.