Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Alunos comemoram Dia da Consciência Negra

A maioria das ações aconteceu nesta sexta-feira (18/11).

Publicado em: 18 de novembro de 2016 às 18:32

Alunos comemoram Dia da Consciência Negra
Com objetivo de combater a discriminação e o preconceito em sala de aula e consolidar conhecimentos acerca das sociedades africanas, a Secretaria da Educação de Votuporanga comemora Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo domingo (20/11), com uma série de atividades alusivas ao tema.

As unidades de ensino da rede municipal programaram ações como apresentações de dança, música, jogral, contação de histórias, rodas de conversa, confecção de boneca afro-brasileira, elaboração de cartazes, capoeira, entre outras. A maioria das ações acontece nesta sexta-feira (18/11).

A secretária da Educação, Silvia Rodolfo, explicou que as atividades foram embasadas no livro “Menina Bonita do Laço de Fita", de Ana Maria Machado. As escolas exibem o curta-metragem e faz leitura da obra. “A escritora aborda o não-preconceito, através da convivência harmoniosa de indivíduos de raças e cores diferentes. Conta a história de um coelho que, apaixonado pela cor negra de sua vizinha, faz tudo para ficar igual ela. Depois de várias tentativas frustradas, acaba encontrando a felicidade ao se casar com uma coelha preta e ao ter filhos brancos, pretos e malhados. É um livro lúdico, que faz uma relação com a data da Consciência Negra”, disse.

Silvia enfatizou que as ações subsidiam informações dentro da rede municipal de ensino sobre a promoção da igualdade étnica e da inclusão social, transformando as escolas em um celeiro a céu aberto das manifestações culturais e artísticas que lembraram as lutas e desafios que os negros enfrentaram por muitas décadas.

Publicidade