Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Coletânea de alunos vira livro em Votuporanga

Crianças descrevem como é bom ser criança em Votuporanga

Publicado em: 07 de novembro de 2016 às 19:59

Coletânea de alunos vira livro em Votuporanga
Como diria o poeta brasileiro Castro Alves: “Oh! Bendito o que semeia livros... livros à mão cheia... E manda o povo pensar! O livro caindo n´alma é gérmen – que faz a palma. É chuva – que faz o mar”. Frase que traduz a iniciativa da Secretaria da Educação de Votuporanga: produzir coletânea de textos dos alunos e distribuí-la gratuitamente para toda a população.

Nas 44 páginas, o mesmo sentimento: como é bom ser criança em Votuporanga. Amor que foi traduzido em desenhos, textos, poesias e documentários. A cada leitura, os atrativos da cidade sob olhar dos estudantes. “Temos alunos de diferentes faixas etárias e cada produção diz respeito a uma linguagem. Nos surpreendemos com tanta história boa e como nossas crianças se identificam com nossa cidade”, contou a secretária da Educação, Silvia Rodolfo.

Os alunos do Centro de Educação Municipal (CEM) Professor Orozimbo Furtado Filho fizeram um trabalho ainda mais diferenciado. Por meio de documentários, eles apresentaram as biografias de Iracema Borges de Paula, Aparecida Venâncio da Silva, Reinaldo Caffer e Arismídia Barbosa Delgado, moradores mais antigos de Simonsen. “Eles conseguiram valorizar as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Distrito”, complementou.Parte da coletânea foi entregue no Festival Literário de Votuporanga (FLIV), além de escolas e biblioteca. “O concurso é realizado no mês de agosto, em comemoração ao aniversário do município.

Mas aproveitamos o festival para marcar esta importante iniciativa, que muito incentiva a leitura e produção literária”, destacou.A secretária acredita que ações como esta formam cidadãos cada vez mais aguçados pelos livros e, consequentemente, estimulam a criatividade e ampliam o conhecimento. “Como diria Voltaire, a leitura engrandece a alma. Desenvolvemos estes projetos com o objetivo de incentivar a leitura, que aumenta o repertório das crianças, levando-as para o mundo imaginário, tão necessário para esta faixa etária”, concluiu.

Publicidade