Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Estudantes de CEM combatem mosquito da dengue

O Aedes Aegypti é responsável por doenças como dengue, zika vírus e chikungunya

Publicado em: 13 de novembro de 2016 às 09:29

Estudantes de CEM combatem mosquito da dengue
No Centro de Educação Municipal (CEM) “Professor Benedito Israel Duarte”, no bairro Vereador José Nunes Pereira, não se fala de outro assunto: dengue. O mosquito Aedes Aegypti – responsável por doenças como dengue, zika vírus e chikungunya – está em cartazes nos corredores, conversas entre alunos e nas prateleiras das bibliotecas, dentro das histórias em quadradinhos.

A Secretaria da Educação de Votuporanga investiu em uma arma poderosa de combate ao transmissor dessas doenças: gibis da Turma da Mônica. A pasta comprou 3.500 revistas e distribuiu para as 12 unidades do Ensino Fundamental.A iniciativa surgiu de reuniões com o Conselho do Meio Ambiente, Saev Ambiental e comitê da dengue. “A ideia era buscar a conscientização das crianças, que são multiplicadores das informações. Optamos por gibis sobre dengue e meio ambiente, que possuem imagens marcantes, ortografia correta e uma leitura fácil”, explicou a titular da pasta, Silvia Rodolfo.

Silvia contou que a aceitação das crianças foi instantânea. “O material é trabalhado em diferentes faixas etárias. Nos segundos e terceiros anos, especificamente, o interesse em histórias em quadradinhos é maior do que em um livro, pela linguagem e dinâmica”, complementou.

No CEM “Professor Benedito Israel Duarte”, o conteúdo foi abordado durante as aulas de Ciências. “Para os quintos anos, focamos mais na dengue e sua prevenção. Alunos foram divididos em grupos para confecção de cartazes de conscientização. Acreditamos que uma semente plantada na escola pode dar frutos na casa da criança e se expande para a comunidade”, disse a diretora Lucidalva Neto Honório.

Os alunos fizeram a lição de casa. “Eu achei muito legal o gibi, porque conscientiza sobre a dengue. Se a gente não cuidar, vamos ter problemas com o presente e com o futuro”, contou o estudante Guilherme Bermutti, de 10 anos.O garoto já sabe quais os métodos para prevenir a doença. “Precisa limpar os quintais, não deixar água parada, fechar caixa d´água e colocar areia nos vasinhos de plantas para que as fêmeas não botem ovos”, complementou.

Sua colega de classe, Paloma de Souza, contou que não sabia como era a doença. “Eu não sabia de onde nascia o mosquito. Quem tem animal de estimação precisa estar limpo e devemos ter cuidado com água parada”, finalizou.

Publicidade