Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Campanha alerta ciclistas e pedestres do Parque da Cultura

Campanha de trânsito voltada para pedestres e ciclistas no Parque da Cultura de Votuporanga

Publicado em: 04 de dezembro de 2016 às 14:59

Campanha alerta ciclistas e pedestres do Parque da Cultura
“Todo mundo junto, mas cada um na sua”. Com esta frase, a Prefeitura de Votuporanga inicia na próxima semana uma campanha de trânsito voltada para pedestres e ciclistas no Parque da Cultura, para que os cidadãos respeitem as normas de convivência no trânsito e conheçam seus direitos e deveres.

O objetivo é alertar os usuários do espaço a respeitar as regras onde pedestres devem caminhar na faixa azul, destinada para deslocamento de pessoas, e ciclistas nas áreas demarcadas com a cor vermelha.

A partir de segunda-feira (5/12), agentes de trânsito e policiais da Atividade Delegada farão orientação a partir das 17h. Na terça-feira (6/12), equipe da Secretaria de Esporte e Lazer se une à iniciativa. Já na quarta-feira (7/12), adolescentes do Interact Clube também participam da ação. Mais de 30 pessoas estão envolvidas na mobilização.

O titular de Trânsito, Transporte e Segurança de Votuporanga, Flávio Piacenti Júnior, ressaltou que o Parque da Cultura é bastante frequentado por famílias votuporanguenses. O movimento é maior aos fins de tarde e alguns cidadãos não estão respeitando as ciclovias. “Caminhar pela ciclovia, além de ser perigoso, pode atrapalhar quem está querendo utilizá-la adequadamente. O ciclista também deve seguir normas como não transitar na contramão e respeitar o espaço do pedestre”, explicou.

O diretor de fiscalização de trânsito, José Ferrari Neto, destacou que o momento é de prevenção. “Queremos que as pessoas se conscientizem e evitem acidentes”, complementou.

Uma reunião com representantes das áreas de trânsito, esporte e Polícia Militar foi realizada na semana passada. O vereador Jurandir Benedito da Silva participou do encontro por ter feito uma indicação a respeito do assunto. “Pedalo na ciclovia e muitos me abordaram falando que os pedestres não têm respeitado. A ideia é um trabalho de educação como tem sido feito no município”, afirmou.

O subtenente Crescêncio alertou que conduzir bicicletas em locais onde não é permitido é passível de multa, de acordo com o artigo 225 do Código de Trânsito Brasileiro. O item diz que a infração é média, com remoção da bicicleta. “Também temos artigo 254, que trata de pedestre, inclusive andar fora das passagens a eles destinadas”, afirmou.

Para uma boa relação

Recomendações aos pedestres

— Lembre-se de que as ciclovias são para uso dos ciclistas. Os pedestres devem andar pelas calçadas

— Preste atenção ao trânsito de bicicletas. Como nem todas têm buzina, acaba sendo mais difícil notá-las

— Ao atravessar, olhe sempre para os dois lados

— Evite caminhar distraidamente pelas ruas, teclando no smartphone ou fazendo ligações



Recomendações aos ciclistas



— Faça-se visível e indique quando for virar. À noite, utilize refletores e iluminação

— Respeite as leis de trânsito e pedestres

— Use os itens de segurança obrigatórios para ciclistas



Publicidade