Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Vice-prefeito de Itajobi visita Ecotudo de Votuporanga

Conheceu Ecotudos Norte e Sul e ver de perto como funciona o local em que se descarta todos os tipos de resíduos

Publicado em: 08 de março de 2017 às 20:12

Vice-prefeito de Itajobi visita Ecotudo de Votuporanga
Representantes do Departamento de Meio Ambiente da cidade de Itajobi da região de Novo Horizonte, estiveram em Votuporanga para conhecer a Saev Ambiental e alguns dos projetos ambientais da cidade. O vice-prefeito Maicon Essi veio acompanhado da diretora de Meio Ambiente Simone Navarro Gerlach e do assessor João Vitor Lima.

Eles puderam conhecer as instalações dos Ecotudos Norte e Sul e ver de perto como funciona o local em que a população descarta todos os tipos de resíduos (galhos, óleo, móveis, resíduos orgânicos, recicláveis, animais mortos). Na oportunidade, outro programa que também chamou a atenção dos convidados, foi o de recuperação de nascentes “Vida ao Marinheirinho”, mais uma parceria com a Prefeitura de Votuporanga, que faz a recuperação das áreas onde nascem córregos e mananciais.

Segundo a diretora de Meio Ambiente de Itajobi, todo o projeto bem sucedido precisa do envolvimento de todos, desde o poder executivo, até a sociedade civil. “Tudo funciona muito bem por ser um trabalho de continuidade, são anos de dedicação das equipes de Votuporanga, além do envolvimento real da população”, comenta.

Para o superintendente da Saev Ambiental, Waldecy Bertoloti, a visita de representantes de outros municípios é a melhor forma de troca de conhecimento. “Recebemos pessoas de várias cidades da região que estão interessados em conhecer alguns projetos que a Saev Ambiental, em conjunto com a Prefeitura, realiza. É uma troca de informações que beneficiam não só o setor público, mas, principalmente, ao meio ambiente”, falou.

Ecotudo

O Ecotudo é um espaço gratuito criado em parceria com a Prefeitura, para o recebimento de entulhos e resíduos domiciliares, com um limite de recebimento diário, por pessoa, sendo um metro cúbico (1/3 de uma caçamba ou caixa d’água de mil litros), para resíduos de construção, poda de árvores e jardins, gessos e madeira. Animais mortos podem ser levados desde que sejam de pequeno porte e domésticos; já lâmpadas fluorescentes têm um limite de cinco unidades por pessoa.

Atualmente, a ação conta com três pontos de recebimento: o Ecotudo Sul, na antiga Algodoeira Matarazzo – Avenida Conde Francisco Matarazzo, esquina com Avenida Francisco Bueno Baeza (da Coacavo) – bairro Palmeiras I; Ecotudo Norte, fica na Av. Sete, 2440, paralela à Av. Jerônimo Figueira da Costa, no Distrito Industrial I, com placas de sinalização a partir da avenida Emílio Arroyo Hernandes; e o Ecotudo Oeste, fica no alto da vicinal Nelson Bolotário. Os dois primeiros pontos atendem das 8h às 20h, e o último, das 9h às 20h.

Vida ao Marinheirinho

O programa Vida ao Marinheirinho faz a recuperação de nascentes, que geralmente ficam em propriedades particulares, reflorestando e cuidando dessas por dois anos, depois desse período os proprietários é que ficam responsáveis pelo cuidado.

São atualmente 32 nascentes protegidas e estão começando uma nova etapa do programa para identificar outras. Essas nascentes deságuam em outros cinco córregos que são pontos de monitoramento da vazão da água, e esses cinco córregos deságuam na represa que manda água para Saev Ambiental e que, depois de tratada, abastece 32% do município.

Para mais informações sobre os projetos é só entrar em contato pelo número (17) 3405-9191 ou acessar o site www.saev.com.br



Publicidade