Os representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da região de São José do Rio Preto e de Ribeirão Preto Sergio Agustini e Adriana Biguette, respectivamente, estiveram na UNIFEV, na última quarta-feira (dia 17), para um bate-papo com os alunos e docentes da graduação.
O encontro, organizado pela Profa. Dra. Terezinha de Oliveira Gonzaga, faz parte do projeto “CAU Itinerante”. O objetivo é discutir o papel do arquiteto e urbanista na sociedade, bem como informar e orientar sobre a metodologia do Conselho em relação à fiscalização do cumprimento das normas profissionais.
Durante a abertura do evento, Terezinha, acompanhada do Prof. Esp. Fernando Bermejo Menechelli, compartilharam com os presentes a proposta de criação de uma Associação de Arquitetos do Noroeste Paulista. De acordo com a docente, o projeto está em andamento e conta com o apoio de professores e profissionais de toda região.
Em sua fala, Agustini destacou a importância do CAU para a atuação efetiva na área. "Sem o registro no Conselho, é considerado exercício ilegal da profissão. O CAU oferece apoio para que a atividade profissional seja realizada de forma ética, legal e responsável”.
O arquiteto aproveitou a oportunidade para parabenizar o Centro Universitário de Votuporanga por ser uma das poucas Instituições de Ensino Superior (IES) do País a entregar o diploma ao formando no momento da colação de grau.
“Estamos visitando inúmeras faculdades e percebemos que essa prática é rara. É realmente um grande diferencial, pois agiliza todo o processo, principalmente, no que diz respeito ao pedido do registro profissional no CAU”, completou.