Após três anos, as atividades da Universidade Aberta à Terceira Idade (Uniati) recomeçaram na última semana no Câmpus Centro da Unifev. A suspensão foi necessária devido ao período de pandemia da Covid-19. Os 52 idosos que integram a nova turma foram recepcionados pelo reitor da Instituição, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon e pela coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social da Unifev, a Profa. Ma. Vanessa Mara Pagliarani Zeitune, no Laboratório Didático Pedagógico.
O programa de extensão é voltado à qualidade de vida dos idosos. Destaca o reitor que cada vez mais eles têm se preocupado em envelhecer com sabedoria, mantendo o corpo e a mente em atividade. “Diversos fatores estão ligados ao envelhecimento saudável, dentre eles o bem-estar físico, mental e social. A Unifev, por meio da Uniati, vai ao encontro dessas expectativas, oferecendo os meios necessários para o exercício da cidadania, com atividades socioeducativas, culturais e de lazer”.
A Uniati disponibiliza um espaço de convivência em grupo, com estímulo à participação ativa do idoso, valorização de suas potencialidades, além de se constituir em um momento de prática nas diversas áreas do conhecimento. “Estudar, adquirir novos conhecimentos e integrar esses idosos na sociedade atual são algumas das formas de mantê-los ativos e combater males como a depressão. O programa objetiva estimular a autoestima, a descoberta de novas habilidades e fomentar o círculo de amizade”, destaca a coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social.
Márcia Ferreira está estreando como aluna da Uniati, e as expectativas são grandes para a nova experiência. “A gente faz 60, e pausa as atividades profissionais. Mas não dá pra parar, é necessário estar bem informado, conectado, conhecendo coisas novas, e com a cabeça sempre em movimento. Precisamos melhorar sempre, a nossa vida é uma eterna evolução”.
ASSUNTOS DIVERSOSA alimentação saudável foi tema da primeira aula, ministrada pela Profa. Ma. Letícia Aparecida Barufi Fernandes, coordenadora do curso de Nutrição da Unifev.
As aulas estão programadas até o mês de junho, com diversas temáticas: orientações sobre redes sociais, atividade física e qualidade de vida, saúde mental, promoção da saúde a partir da interação social, prevenção de quedas, e informações sobre jardinagem.
O curso é gratuito, com encontros semanais às quintas-feiras, das 14h às 17h.