Durante o Festival Literário de Votuporanga (Fliv) estudantes de 14 cidades do noroeste paulista competiram pela Etapa Regional Votuporanga da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2025), um dos principais eventos da área no país. No total, 54 equipes se inscreveram para disputas nas categorias de Robótica de Resgate e Robótica Artística, valendo vaga para a Etapa Estadual, que será disputada no fim do mês na Grande São Paulo.
Foi a primeira vez que a cidade recebeu o evento, acolhido pela Secretaria de Cultura e Turismo na tenda do circo como programação oficial do festival. A edição comemorativa de 15 anos do Fliv abordou como a tema as relações entre o ser humano, a arte e as tecnologias digitais, com destaque para a Inteligência Artificial.
O time da Escola Estadual Professor João Portugal, de Tanabi-SP, venceu a Robótica Artística e conquistou a única vaga classificatória. No palco, uma estudante sincronizou passos de dança com uma dançarina robô e encantou o público presente.
Já na modalidade prática de Robótica de Resgate, as disputas reuniram times de Nível 1 e Nível Depois de três rounds, a AstroBot, de São José do Rio Preto-SP, somou 380 pontos e levou o ouro no Nível 1 e 2. Com 325 pontos, a Rebelion Falcon, de Votuporanga-SP, ficou com primeiro lugar no Nível 2. A categoria de resgate consiste em desenvolver robôs autônomos, previamente programados, para pistas planas com trajetos e obstáculos obrigatórios.
A arbitragem da OBR 2025 em Votuporanga foi liderada pelos professores Ricardo César de Carvalho e Osvandre Alves Martins, do IFSP. “Apesar dos desafios, foi imensamente gratificante ver tantas pessoas que normalmente não teriam acesso a esse tipo de atividade pararem, assistirem e descobrirem que isso também acontece em Votuporanga”, afirmou Ricardo.
Rejane Galdino, Diretora Adjunta de Administração do Campus Votuporanga, exalta a parceria entre IFSP e o poder público municipal para o fortalecimento de atividades científicas e tecnológicas na cidade. “Acreditamos que a robótica estimula a criatividade, o raciocínio lógico e a inovação entre os jovens, sendo fundamental para incentivar o interesse pela ciência e tecnologia de forma saudável”, diz.